22/08/2023



Brasil Esportes

Ana Paula Polegatch concorre ao "Guidão de Ouro"

imagem-106718

Da Redação

Guarapuava – A guarapuavana Ana Paula Polegatch, está mais uma vez concorrendo ao prêmio “Guidão de Ouro” na modalidade Melhor Atleta de Estrada/Pista, cujo ela já venceu no ano passado. O troféu recompensa os melhores atletas do ano no ciclismo e o critério para escolha do vencedor em cada categoria é o voto popular. (VOTE AQUI)

No ano passado, Ana Paula levou o prêmio para casa após uma “campanha” de amigos e torcedores na internet. “A Confederação indica os melhores em cada categoria e depois o que decide é o voto popular. No ano passado ganhei o prêmio e é muito legal, em relação ao reconhecimento. Não vale pontos para o ranking, mas tem toda uma cerimônia de entrega e é gratificante vencer”, conta.

A atleta da seleção brasileira se destacou em 2015 com boas participações no Pan de Ciclismo (4º lugar), Jogos Mundiais Militares (2º lugar) e também nos Jogos Pan-americanos.  Nesta última, o tempo da atleta foi de 27 minutos e 53 segundos na prova de contra o rolégio, apenas um minuto e 27 segundos a menos que a campeã na ocasião. É nessa prova que a guarapuavana foca suas forças para tentar garantir a participação nos Jogos Olímpicos do Rio. “Meu foco é na prova contra o relógio que é o meu forte, mas eu disputo também as provas na estrada, pois pelo número reduzido de vagas no ciclismo acaba que as mesmas atletas que vão para as provas no contra o relógio, disputam também na estrada”, explica.


Ana Paula no pódio dos Jogos Mundiais Militares (Foto/Arquivo pessoal)

Apesar do pequeno número de vagas na prova forte da atleta – será uma ou no máximo duas – Ana Paula mantém a confiança de sua participação nos Jogos Olímpicos. “Eu estou bem confiante – para conquistar a vaga – se eu não acreditar em mim mesma, ninguém vai. Estou me preparando para ir bem nas próximas competições e representar o Brasil”, declara ela.

O próximo compromisso importante da esportista é no Pan-americano de Ciclismo, que vai ser disputado em maio na Venezuela. Nessa prova, a guarapuavana ficou muito perto do pódio no ano passado. Com o tempo de 29min41s, Ana Paula ficou a menos de 15 segundos da medalha de bronze, que foi para a brasileira Clemilda Fernandes. “No Pan-Americano tenho boas chances de medalha. Ano passado fiquei com o quarto lugar, mas dá para conseguir o pódio esse ano e também pontos no ranking, para quem sabe garantir a vaga olímpica”.

Ida a São Paulo:

Atualmente Ana Paula Polgatch pode dizer orgulhosa que é uma atleta profissional, e o alto rendimento em competições nacionais pela equipe Memorial de Santos e também nas competições pela Seleção Brasileira, são resultado da dedicação integral da ciclista que, infelizmente teve que sair de Guarapuava, para se firmar como uma atleta de ponta. “Hoje minha motivação de voltar para Guarapuava são os amigos que incentivam muito. Mas se fosse pra depender de apoio financeiro, como por exemplo da prefeitura, com certeza eu já teria desistido”, esclarece.

A guarapuavana mudou-se para São Paulo no ano passado para se dedicar integralmente ao esporte. “A maioria das competições se concentram aqui, então eu tive que vir para cá para ter uma preparação melhor. Hoje tenho uma rotina puxada de treinos, sempre focando nas competições. Tem que se dedicar muito, mas é recompensador”.

E a dedicação tem sido traduzida com os bons resultados que ela vem conquistando nas competições. Em 2015, além do quinto lugar no Pan-Americano e a quarta colocação no Pan de Ciclismo, a guarapuavana garantiu também a medalha de prata nos Jogos Mundiais Militares, na Coréia do Sul. Todos esses resultados credenciam a atleta como uma boa esperança de medalhas para o Brasil e principalmente Guarapuava nos Jogos Olímpicos em agosto. Boa sorte Ana Paula!

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo