A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nessa terça feira (22) a redução, de 35,05% para 24,86%, no reajuste médio que será aplicado às contas de luz de clientes da Copel, distribuidora que atende a 4,2 milhões de unidades no Paraná. O aumento é retroativo a 24 de junho.
Essa redução atendeu a um pedido da própriaCopel depois que a Aneel a autorizou, no final de junho, a reajustar suas tarifas em 35,05%, um dos maiores índices entre as distribuidoras que já passaram pelo processo em 2014.
O índice foi influenciado pelo aumento de custos da empresa nos últimos meses com a compra de energia para atender aos seus consumidores – as distribuidoras não lucram com a compra de energia, entregue pelas usinas, mas têm direito de repassar integralmente essa fatura para as suas tarifas.
De acordo com a Aneel, a Copel comprou nos últimos dois leilões, em dezembro do ano passado e em 30 de abril de 2014, uma grande quantidade de energia para substituir contratos antigos, que haviam vencido. O problema é que o preço da energia nesses dois leilões foi bem superior ao da energia velha.
Além disso, o índice de reajuste reflete o aumento com custo de energia que a distribuidora vai ter nos próximos 12 meses, o que contribuiu para se chegar ao índice médio de 35,05%.
COCEL E CFLO
A Aneel também aprovou nesta terça a redução do reajuste de outras duas distribuidoras que atuam no Paraná: Cocel e CFLO. Essa decisão é resultado da alteração no reajuste da Copel.
No caso dos clientes da Cocel, o aumento médio na conta de luz caiu de 40,42% para 27,27%. Para os clientes da CFLO, o reajuste médio foi reduzido de 42,73% para 31,96%.