22/08/2023
Educação

Antecipação de férias nas escolas municipais revolta pais de alunos

imagem-17654

Pais de alunos que estudam nas escolas municipais de Guarapuava estão revoltados com a antecipação das férias escolares deste meio do ano letivo. O calendário da Secretaria Municipal de Educação divulgado em 2009 dizia que as férias começariam no dia 16 de julho, mas ontem (segunda-feira, 21) os pais foram surpreendidos pelo aviso da antecipação para o dia 30 de junho.
"Estamos programados para o dia divulgado no ano passado e agora vem esse aviso, assim sem mais nem menos, de que mudaram tudo, sem o menor respeito. Não tivemos justificativa para este adiantamento. Os guarapuavanos estão tendo que engolir essa decisão da prefeitura sem ao menos questionar, o que acho um absurdo. Simplesmente se muda o calendário que já está programado desde final de 2009 e não dão explicação nenhuma. Sou mãe de aluno de escola municipal e estou perplexa com esse abuso. Meu filho será prejudicado,” reclama uma mãe.
“E agora essa. A prefeitura antecipou as férias,não terá transportes para as escolas que dependem do transporte,e dai quando professores do Estado entrarem em férias a prefeitura volta e os alunos não virão nas aulas. Que vergonha,essa prefeitura,” afirma Sandra que é mãe de um aluno da Associação dos Deficientes Visuais de Guarapuava, a Apadevi.
Em contato com a Rede Sul de Notícias outra mãe expõem a sua indignação. “Li a reportagem da reclamação dos professores municipais e gostaria de parabenizá-lo por estarem perdendo o medo e mostrarem suas indignações. Fiquei surpresa quando vi a matéria, pois sempre soube do medo que tinham de represálias, por isso não se manifestavam”, diz. Em seguida conta que é funcionária do Estado e que tem liberdade de fazer manifestações sem prejuizos. “Lutamos pelos nossos direitos e não via eles fazerem o mesmo, graças a Deus estão abrindo os olhos. Um assunto que não vi ainda em discussão no Rede Sul é sobre o adiantamento das férias dos alunos municipais do dia 16 de julho para 30 de junho, atrapalhando a vida de muita gente e o pior, sem justificativa plausível”. A professora acredita que os professores da rede municipal “não devem estar contentes, pois acredito que devem ter se programado e aí vem essa bomba. É o meu caso também, pois tenho um filho na rede municipal e agora o dilema, ele entra em férias dia 30 e eu somente dia 16. Ele tem 9 anos e terei que deixar ele sozinho em casa, pois não me organizei esperando que isso acontecesse. Acredito que essa decisão da prefeitura…(mais uma) atrapalhou a vida de muita gente. Espero que vocês, que tem a arma na mão que é a divulgação relatem esta indignação”, diz.
Mas este não é o único problema. Segundo denúncias de internautas, o prefeito Fernando Ribas Carli cancelou as licitações do transporte escolar realizadas no início do ano prejudicando os estudantes dos colégios estaduais. “Nos colégios estaduais rurais as crianças não terão transporte entre 30 junho e 16 de julho. Meu filho estuda num colégio onde 80% dos alunos utilizam transporte e todos ficarão sem ir à aula, elevando faltas o que resultará em reprovação no final do ano”, comenta um pai. “Por favor, se conseguirem explicação para essa mudança informem, soube que tem rolo grande da prefeitura em cima disso, sobre licitaçoes. Esses alunos não podem pagar por problemas exclusivos da prefeitura. Desculpa a indignação, mas não consigo acreditar que nessa cidade aconteça tamanhas barbaridades e fique por isso mesmo. Nos ajudem”, clama à Rede Sul de Notícias.
Em contato com a Rede Sul, um motorista expõe a sua indigação. “Olá, sou leitor do site de vocês diariamente, e gostaria de informá-los quanto a mais um absurdo que ocorre na prefeitura de Guarapuava. Agora o prefeito decidiu cancelar licitaçoes realizadas para o transporte escolar no início do ano. Isso é mais numa prova do autoritarismo de nosso prefeito e merece ser divulgado pela imprensa. Conto com o apoio de vocês”, diz.
Um fonte ligada à Prefeitura, comenta que “ontem a noite o pessoal do transporte escolar foi dormir muito preocupado, pois a prefeitura cancelou todo o edital do transporte e começou um pregão eletrônico ontem mesmo, sem ninguém saber. E ainda aumentou a quilometragem e cortou 50% do valor. O que será que está acontecendo com Guarapuava 200 anos. Se o transporte já estava ruim, agora vai piorar!”
A Rede Sul tentou contato com a Secretaria Municipal de Educação, mas quem atendeu a ligação disse que somente a Assessoria de Comunicação da Prefeitura pode falar com a imprensa, mas não falou com a RSN. No Departamento de Licitação a secretária deixou a ligação cair e no Departamento de Transporte Escolar o telefonema não foi atendido.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.