O ex-prefeito Antenor Hemming no município de Pinhão volta ao cenário político nas eleições deste ano. Assumindo o PDT, sigla que estava sem diretoria há algum tempo, Antenor lançou a sua pré-candidatura a prefeito em edital publicado no sábado (23) no diário oficial do município. Com esse lançamento sobe para cinco o número de pré-candidatos nas chapas majoritárias: PT (Odir Gotardo), PP (José Francisco da Rocha Loures), PSD (Dirceu de Oliveira), Nelson Zambruski (DEM) e Antenor Hemming (PDT).
Informações, porém, apontam três situações que poderão se desenrolar até as convenções agendadas para este sábado (30). Uma delas é que Antenor poderá ser o vice na chapa de Nelson, ou Nelson ser o vice na chapa liderada por Hemming. A terceira opção, entretanto, é de que tanto Hemming quanto Zambruski poderão abrir mão da majoritária e serem candidatos ao cargo de vereador na coligação liderada pelo PP que tem José Francisco da Rocha Loures, o Juca, como pré-candidato a prefeito pelo grupo situacionista.
O peso que Hemming tem nas mãos na hora das conversas é o tempo de rádio do PDT: entre 3 a 4 minutos.
Hemming retorna à política depois de um período conturbado na administração pública pinhãoense. Em 1994 Hemming foi afastado da função de prefeito por improbidade administrativa e o vice-prefeito José Vitorino Prestes (atual prefeito) assumiu. Seis meses depois Hemming retornou e cumpriu o restante do mandato. Anos depois tentou ser candidato novamente, mas teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral por problemas junto ao Tribunal de Contas do Paraná.
A RSN tentou contato com Hemming e com Zambruski não houve retorno.