A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa quarta (13) a autorização da aplicação da vacina CoronaVac em crianças de três a cinco anos. Em decisão unânime, todos os diretores da agência deram voto favorável à autorização da aplicação.
Dessa forma, a vacina desse fabricante passa a estar liberada pela Anvisa para pessoas com mais de três anos. Contudo, a Agência ainda não determinou quando começa a vacinação, já que a distribuição de doses, cronograma e alteração de planos dependem dos Estados e do Ministério da Saúde.
Além disso, imunossuprimidos (pessoas com baixa imunidade) também podem receber as doses da CoronaVac. A imunização ocorre em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias e a vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica.
Renato Kfouri, pediatra infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunização, explica que a aprovação depende da análise técnica do Governo Federal para que a imunização inicie nesse público. Nessa quarta (13), o Instituto Butantan pediu que a CoronaVac seja incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças de três a cinco anos.
Leia outras notícias no Portal RSN.