22/08/2023



Brasil

Ao descer as escadas, não olhe para trás

imagem-108442

*Rodrigo Borges é publicitário, adepto do "calma, gente"

Lembra daquela situação, em meio a um debate, na qual faltam palavras que só chegam depois, quando a discussão já acabou? É a resposta perfeita que você poderia ter dado àquele adversário, mas que só apareceu agora.

Há um nome para isso: l'esprit d'escalier ("o espírito da escada").

A expressão é creditada ao escritor francês Denis Diderot que, após passar por essa situação frustrante, descia as escadas de casa sem conseguir tirar da cabeça a discussão de que participara. O momento humilhante não o deixava em paz até que ele descobriu o que deveria ter dito.

Será que ele deveria voltar e responder? Frustrado, optou por não fazê-lo. Refletiu e depois cunhou a expressão que representa a frustração de saber verbalizar o que deveria ser dito apenas após o debate encerrado.

Mas por que nos sentimos assim?

Entre as diversas respostas que se pode dar, escolho o orgulho. O receio de que pensem pouco de nós, a noção de derrota pessoal, a falta de objetivos mais significativos, o sentimento de impotência. Tudo isso resulta em um orgulho ferido que nos faz voltar àquele momento horrível. Não é fácil estar acima desse sentimento.

Diversas vezes já passei por isso – e, provavelmente, vou passar outras tantas vezes. Entretanto, como exercício, ao invés de focar em situações pontuais, busco sentido no que faço e reflito para ter claras as minhas prioridades.

A partir dessa consciência, vencer um debate deixa de ser tão importante e o próprio debate se torna uma oportunidade de aprender.

Em termos físicos, descer escadas não fica mais fácil à medida que envelhecemos.

Mas isso não quer dizer que a gente deva tornar a descida ainda mais difícil.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo