22/08/2023



Esportes Guarapuava

Aos 10 anos, João é promessa no futebol e assina com o Coxa

João Paulo, que é filho do ex-jogador profissional Paulo Vogt, tem como meta chegar à seleção do país onde nasceu: a Suíça

joão2

Paulo Vogt e o filho João Paulo (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

O menino João Paulo Vogt nasceu no berço do futebol. Filho do ex-jogador profissional Paulo Vogt, João, aos 10 anos de idade, acaba de assinar contrato como Coritiba Futebol Clube. Porém, para integrar a escolinha do Coxa ele transfere residência para Curitiba. Além dos treinos diários, ele precisará também se entregar aos estudos.

Assim, a carreira esportiva do lateral esquerda começou aos quatro anos de idade. “Eu comecei a jogar no futebol kids e fui me destacando, ganhando troféus. Então percebi que eu era um bom jogador”.

De acordo com João, quando Paulo Vogt abriu a Academia R9 em Guarapuava, franquia do jogador Ronaldo ‘Fenômeno’, num dia de treino um ‘olheiro’ do Coxa viu o talento do jogador mirim. “Ele sugeriu que eu fizesse testes no Coritiba. Passei cinco dias lá e surpreendi”. Depois disso veio o contrato assinado por João e válido por dois anos.

Assim, já na próxima semana ele passa a morar em Curitiba. “Minhas aulas começam no dia 10 de fevereiro e tenho treinos diários”. Para facilitar a vida do menino, ele vai morar em frente o estádio do Coxa, no alto da Glória.

“Preciso treinar bastante, não perder o foco e estudar muito”. Entretanto, já prevendo uma carreira de sucesso, João está focado em voltar a morar na Suíça, país onde nasceu. Embora tenha dupla cidadania, o sonho do atleta é chegar à seleção suíça e defender as cores do seu país.

SÃO QUATRO

Além de João, que integra o sub 11 a Academia R9 também manda ao Coritiba outros três jogadores para o Sub 9. Assim, Artur Burati, Antony e Gabriel ‘Galego’ também foram contratados pelo Coxa.

MAIS TRÊS

Academia que objetiva formar cidadãos por meio do esporte, a R9 prepara outros três atletas para o Coritiba. Em março, Gustavo, Guilherme e Knaey farão avaliação no Coxa, no Sub15 e Sub17.

De acordo com Paulo Vogt, hoje são 230 atletas, masculino e feminino, que treinam em horários e dias distintos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo