22/08/2023
Geral Guarapuava

Aos gritos e empurrões, Napoleão e Germano fazem cena de baixaria na Câmara

imagem-135666

Da Redação

Guarapuava – O presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, João do Napoleão, e o vereador Germano Toledo Alves foram protagonistas de uma cena de baixaria ao final da sessão ordinária dessa terça feira (13). Aos gritos de “Judas e traidor”, servidores da Câmara e vereadores que estavam no local, tiveram que conter Napoleão e Germano, que aos empurrões, quase entraram em vias de fato. A discussão ocorreu logo ao final da sessão, com muitas testemunhas.

OS MOTIVOS

O principal motivo para a baixaria entre os dois vereadores, que eram tidos como “unha e carne” até esta terça feira, foi a atualização e revisão do Regimento Interno da Casa. Germano é o presidente da Comissão de Assuntos Relevantes e o principal envolvido na revisão do Regimento. Nessa segunda feira (12), os membros da Comissão, o próprio Germano, Pedro Moraes e Luiz Juraski, entregaram em mãos a Napoleão o Projeto de revisão concluído, sem o devido protocolo. Ainda na segunda, o Projeto foi lido em plenário e seguiu para votação nesta terça feira (13).

Na proposta da Comissão de Assuntos Relevantes, ficou mantida a proibição dos integrantes da mesa em concorrerem à reeleição durante o mesmo mandato.

Porém, nesta terça feira, os membros da Comissão ao lerem o Projeto que estava indo para votação, encontraram uma alteração no item da reeleição, onde constava que todos poderiam concorrer à reeleição, inclusive o próprio Napoleão.

No entendimento da Comissão, como o projeto não foi protocolado e sim entregue em mãos a Napoleão, ele (Napoleão) teria feito a alteração sem consultar os integrantes da comissão entre a segunda e hoje, possibilitando a sua própria reeleição.

O fato causou mal estar e os próprios integrantes da Comissão passaram a alertar os demais vereadores na tarde desta terça feira (13) sobre a mudança no documento que seria votado. Napoleão soube dessa articulação e acusou Germano como sendo o mentor dessa movimentação para rejeitar a possibilidade de sua reeleição.

O projeto entrou na Ordem do Dia desta terça feira, porém o vereador Jabur do Motocross pediu vistas e ele deve retornar em 15 dias para votação.

DISCUSSÃO

Ao final da sessão, por volta das 19h30 de hoje, Napoleão passou a gritar com Germano, sem respeitar quem estava nas dependências da Câmara, A cena foi acompanhada por todos que estavam no local, os dois somente não entraram em vias de fato porque a turma do “deixa disso” entrou em ação. Ao longo dos últimos anos, nos bastidores da Câmara, Germano era tido como o principal aliado de Napoleão. A definição para eleição da atual Mesa Diretiva ocorreu no final de dezembro, na casa de Germano. Com a discussão, Napoleão perde seu principal defensor na Câmara de Vereadores.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.