Nesta quarta-feira (21), comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.
Em Guarapuava a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) atende hoje 80 pessoas, sendo que 54 são alunos da escola da APAE. Esses alunos, tem atendimento pedagógico, de informática, educação física e artes. Além disso, a equipe pedagógico trabalhar com a necessidade de cada um, oferecendo atendimento em fisioterapia, hidroterapia, equoterapia, fonoterapia, avaliação e acompanhamento de audiometria, psicologia, terapia ocupacional, médico psiquiatra e pediatra.
De acordo com Adão Schneider, assistente social da instituição há 11 anos, essas atividades colaboram para a socialização da criança ou das pessoas já adultas. Ele ressaltou ainda a importância de comemorar essa data. “Ainda hoje pessoas com deficiência são escondidas, pouco vistas, e muitas vezes vítimas de preconceito, esse dia é para lembrar as conquistas dessas pessoas, além de combater o preconceito e lutar por direitos de equidade de justiça”, disse.
Hoje a unidade de Guarapuava conta com 80 professores e mais 36 profissionais de apoio.
A equipe conta com assistentes sociais, fonoaudiólogo, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, enfermeiros além dos auxiliares.
Foto: Movimento Down