22/08/2023
Política

Apae de Guarapuava conquista apoio político para permanecer aberta

As Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Guarapuava e de todo o Estado do Paraná vêm travando uma luta contra a Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) que retira as instituições dos rol dos beneficiados com o Fundeb( Fundo de Manutenção e Desnvolvimento da Educação Básica) o que culminaria com o fechamento das escolas.

 

A entidade já conta com o apoio do Governo Estadual, que é a favor da manutenção das escolas e ainda deseja que as Apaes paranaenses se tornem referencia nacional. Nesta sexta feira (16) o governador Beto Richa (PSDB) fará a doação de alguns ônibus adaptados para a Apae de Guarapuava, reiterando assim sua posição de apoio.

 

“Esses ônibus são muito importante para nós, já que os veículos dos prestadores de serviço não são completamente adaptados para transportar as crianças com deficiência” comentou a diretora Elisandra Schoroeder.

 

Além do apoio de Richa, outro político paranaense manifestou seu apoio a entidade. O senador Álvaro Dias (PSDB), que será o relator da matéria no Senado Federal, informou por meio de comunicado enviado as Apaes, que irá restabelecer o texto original da Meta 4 enviado pela Câmara dos Deputados.

 

A modificação do texto foi realizada pelo Senador José Pimentel do PT do Ceará.

 

Apesar do apoio político, Elisandra disse que a entidade continuará realizando ações contra a meta. Além da paralisação na última quarta feira (7), um abaixo assinado está circulando pela cidade e redes sociais. Uma caravana com representantes das Apaes também fazem uma manifestação hoje em Brasília.

 

De acordo com Elisandra, durante a Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começa já nesse dia 20, terá novas ações de conscientização sobre as deficiências, sobre o papel do Apae e sobre a situação atual da instituição.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo