A Secretaria Municipal de Saúde em Guarapuava confirma a adesão ao programa federal “Mais Médicos” cumprindo as etapas exigidas pelo Ministério da Saúde. A informação foi dada pela Secretaria à Rede Sul de Noticias nesta quinta feira (29). Mesmo assim, o município é um dos três do Paraná que ficaram de fora da vinda de médicos nesta primeira etapa do programa e não há uma explicação para essa exclusão.
De acordo com o programa, dos 56 médicos estrangeiros destinados para trabalhar nas cidades paranaenses, inicialmente, apenas 24 foram homologados. Significa que restaram apenas 24 estrangeiros para o Paraná. De acordo com a Secretaria de Saúde, ainda não houve nenhum comunicado oficial à pasta.
O município solicitou a vinda de nove médicos, dois seriam estrangeiros, segundo designação do Ministério da Saúde.
“O município de Guarapuava fez adesão ao programa, apesar dos problemas ocorridos no Sistema, dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, em 12 de julho de 2013”, disse Adriane Alves, da Saúde.
Segundo a Secretaria Municipal, na ocasião da adesão, o sistema do Ministério disponibilizou a oferta de vagas para 17 profissionais, sendo publicado na sequencia, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, duas Portarias contendo o nome de profissionais, que inicialmente se cadastraram ao Programa, escolhendo Guarapuava. A primeira portaria foi publicada em 31 de julho de 2013, contendo o nome de dois profissionais, de nacionalidade brasileira e formados no Brasil, que aderiram ao programa. A segunda, publicada no site maismedicos.gov.br, em 09 de agosto de 2013, listava o nome de mais sete profissionais, brasileiros e/ou estrangeiros formados no exterior que aderiram ao Programa e escolheram o município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, a partir dessas publicações, o município tinha até 23 de agosto de 2013 para indicar no sistema as informações sobre auxílio moradia e alimentação aos médicos homologados, o que foi cumprido.
“ Diante dessas dificuldades e inconsistências, o município acionou o Ministério através do Disque Saúde em tentativa de resposta a problemática encontrada, contudo, até o momento não obtivemos respostas”.
A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava ressalta que o município fez tudo o que lhe competia para receber os profissionais do Programa Mais Médicos, não sendo a responsável por não ter sido contemplado por profissionais. “Como não obtivemos até o momento repostas das indagações apresentadas por parte do Ministério da Saúde, concluímos que situações alheias ao nosso conhecimento impossibilitaram que esses profissionais homologassem sua adesão ao município”.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, as cidades que não foram atendidas nessa primeira etapa do “Mais Médicos” estão automaticamente inscritas para a segunda. Essa etapa fecha as inscrições para médicos e novos municípios nesta sexta feira (30). Embora não precise solicitar novamente a participação, a prefeitura pode atualizar o cadastro da cidade e pedir mais profissionais. O resultado da segunda etapa deverá sair na segunda quinzena de setembro e os médicos começam a trabalhar no dia 28 de outubro.