Pensando em tornar ainda mais rápido o atendimento da Polícia Militar sobre as ocorrências relacionadas à pandemia do coronavírus, o aplicativo 190 recebeu uma nova solução. Assim, a nova opção é para agilizar o atendimento nos casos de aglomeração de pessoas e liberar a linha telefônica para os casos mais graves, de risco à vida, por exemplo.
A atualização ocorreu nesta semana para os sistemas Android e IOS. Para quem já tem o aplicativo, será necessário fazer a atualização da plataforma.
A ideia surgiu de uma parceria entre a Polícia Militar e a Celepar. Assim, além de formalizar as denúncias, as pessoas também podem obter orientações e informações sobre a prevenção ao coronavírus.
Conforme o chefe adjunto do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), capitão Fábio Barros, o acionamento pelo aplicativo foi feito devido à maior demanda dos casos de perigo de contágio. “O Copom da Polícia Militar orienta que as pessoas utilizem o aplicativo para abertura imediata de ocorrências. Com isso, a PM otimiza a triagem e o envio do socorro a quem mais precisa”.
AGLOMERAÇÕES
Em caso de aglomeração, é possível informar pelo aplicativo a quantidade de pessoas, o endereço onde ocorre a situação e também inserir fotos e vídeos. De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura, esta é mais uma solução desenvolvida para auxiliar no combate e na prevenção ao novo coronavírus.
COMO FUNCIONA
As novas funções do aplicativo já estão disponíveis para os usuários que já tem cadastro. Basta acessar as configurações do smartphone e atualizar. Para quem for baixar o 190 PR, o aplicativo já estará atualizado com as novas opções.
Para registrar uma ocorrência basta acessar o aplicativo, fazer o cadastro na Central de Segurança, clicar no botão Covid-19, depois em fazer uma denúncia e preencher dados.
Leia outras notícias no Portal RSN.