22/08/2023
Cotidiano Paraná

Após 15 meses, Itaipu abre as comportas neste sábado (14)

Abertura das comportas ocorre em função da grande afluência ao reservatório por causa da incidência de chuvas em janeiro

comportas

Comportas (Foto: Rubens Fraulini/Itaipu)

O turista que estiver em Foz do Iguaçu neste sábado (14) pode presenciar um espetáculo ímpar. Após 15 meses fechadas, as comportas do vertedouro e o espetáculo das águas teve início às 6h. Conforme a binacional, a abertura é para controlar o nível do reservatório e manter a segurança da barragem. A última abertura ocorreu em 23 de outubro de 2021.

De acordo com a Direção Técnica da empresa, o vertimento se deve às condições de armazenamento dos reservatórios o que torna necessária esta operação, tendo em vista que houve recuperação dos níveis dos principais reservatórios do sistema interligado brasileiro (SIN-BR). Isso ocorreu após a crise hídrica de 2021 a 2022, chegando a 65,8% de armazenamento até 11 de janeiro de 2023.

“As descargas serão coordenadas pela Superintendência de Operações de Itaipu e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro. Além do controle do nível do reservatório, o objetivo é o controle das vazões de descarga. Isso para evitar, na medida do possível, o alagamento dos bairros a jusante de Itaipu. E ainda contribuir para a melhoria das condições de navegação no rio Paraná, principalmente a partir da confluência com o rio Paraguai”.

CHUVAS DE JANEIRO

De acordo com a Itaipu, ao longo de janeiro, chuvas acima da média vêm fazendo com que os níveis dos reservatórios se elevem rapidamente. Desse modo, em muitas bacias, planos de controle de cheias e vertimento já estão sendo acionados. Nos últimos dias, houve início de vertimento nas usinas do rio Madeira, no complexo Belo Monte, e nas bacias do rio São Francisco e do Rio do Grande. Em breve, espera-se mais vertimento, como na usina de Tucuruí.

Por fim, neste contexto, hidrelétricas como a Itaipu têm atuado como uma espécie de “bateria”. No caso da binacional, a usina pode entrar rapidamente no sistema, por exemplo, quando as fontes intermitentes não apresentam condições climáticas para a geração.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.