22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Após 23 anos de atuação em Guarapuava, Major Cubas se despede do município

Cubas, que foi transferido para Curitiba, será homenageado na Câmara de Guarapuava nesta terça (13)

cubas 3

Cubas será transferido na próxima semana para a capital do Estado (Foto: RSN)

“Me tornei por Guarapuava mais do que um policial militar, me tornei um cidadão guarapuavano”. É assim que Cristiano Cubas, o major Cubas, da Polícia Militar de Guarapuava, se define. A declaração vem há menos de uma semana de sua transferência, onde depois de 23 anos de serviços prestados à população de Guarapuava por meio da segurança pública, ele deixará a cidade rumo a capital paranaense. É este o motivo que levará Cubas a participar da sessão da Câmara de Vereadores desta terça feira (13), às 18h. Com uma iniciativa do vereador Valdemar Calixtro Dos Santos, ele será homenageado pelo serviços prestados não só quando trajado com sua farda mas, também, por seus projetos sociais.

“São três projetos sociais que eu desenvolvo aqui: um deles acontece no Boqueirão, que ele é promovido por um aluno meu, faixa preta, com crianças do bairro. É o cheque mate mirim, que atende 30 crianças. O segundo é um projeto de um aluno meu na empresa Repinho, com as crianças do bairro Industrial, que é dividido em dois turnos e atendem 50 crianças pela manhã e outras 50 pela tarde. E o projeto Campeões da Vida, com 15 crianças da Apae. São três projetos sociais que tem feito a diferença por crianças de Guarapuava”.

Cubas (em pé, à esquerda) junto ao Grupo de Operações Especiais do 16º Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava, em 1996. (Foto: arquivo pessoal/Cristiano Cubas)

A transferência vem após uma promoção de cargo dentro da Polícia Militar do Paraná. Em Curitiba, o Major Cubas assumirá uma função de Estado Maior, sendo responsável pela coordenação de atividades operacionais de Curitiba, sejam elas a nível logístico, técnico, pessoal ou operacional, realizadas junto ao Comando Regional.

‘É uma função importante dentro da Polícia Militar, uma ascensão profissional, mas que vou com o coração partido. Agora é o momento da saída, de renovar meus conhecimentos, obedecer as ordens, para que daqui um tempo, eu possa estar voltando. Vou enfrentar uma realidade diferente, mas ajudarei na formatação desse policiamento na capital do Estado.”

Mesmo com a distância, Cubas garantiu que os projetos sociais em Guarapuava, continuarão em andamento.

“Não vou abandonar os projetos sociais porque para nós é algo pequeno, mas para eles é algo muito grande na vida pessoal de cada um dos participantes. Vou trabalhar com um grande oficial da Polícia Militar, chamado Coronel Péricles de Matos, que é sensível a essa situação dos projetos sociais e vai conseguir, como comandante, me liberar nos dias que eu tenho projetos sociais, para que eles não venham a acabar. Será uma renovação de aprendizados”.

Em Guarapuava, Cubas foi um grande incentivador do Jiu-Jitsu, além de trazer muitos prêmios para a cidade participando como atleta em competições nacionais (Foto: RSN)

Com um destaque importante também no aspecto esportivo para Guarapuava, ganhador de três moções de aplausos e o título de cidadão honorário da cidade, recebido em 2012, Cubas declarou que a transferência não trata de uma despedida, mas de um “até breve”. Afinal, ele vai, mas sua família e raízes permanecerão em Guarapuava.

Minha família permanece aqui, minha casa permanece aqui e a minha cidade, do fundo do meu coração, sempre será Guarapuava. Tenho uma total perspectiva de retorno. Ou eu retorno como policial militar ou como policial militar aposentado. Eu já poderia ter me aposentado, mas acho que temos energia para mais e queremos contribuir muito mais com Guarapuava. E se você me perguntar se eu desejo voltar, eu vou te responder: eu vou voltar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo