22/08/2023
Paraná Política

Após 31 anos, Artagão de Mattos Leão se aposenta do Tribunal de Contas

Artagão de Mattos Leão é natural de Inácio Martins. Antes de assumir o cargo de conselheiro do TC, atuou como deputado estadual por nove anos

artagão

Artagão de Mattos Leão (Foto: Divulgação/TCE-PR)

Esta quinta (27) marca o primeiro dia da aposentadoria compulsória do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, Artagão de Mattos Leão. Ele fez a última participação no Pleno nessa quarta (26). Conforme a trajetória do ex-conselheiro são três décadas de atuação. Natural de Inácio Martins, Artagão de Mattos Leão se formou em Direito. Além disso, como deputado estadual atuou na política partidária por nove anos, entre 1983 e 1991. Neste período, teve papel de destaque como líder do governo na Assembleia Constituinte Estadual, instalada em 1989.

Todavia, em 10 de abril de 1991 houve a nomeação pelo então governador Roberto Requião, como conselheiro do TC. Assim sendo, Artagão assumiu a presidência de 1996 a 1998 e no biênio 2013-2014. Além disso atuou como vice-presidente em 1994 e no biênio 2011-2012. Também foi corregedor-geral da Casa no biênio 1992-1993 e no ano de 1995.

Nos períodos em que comandou o Tribunal, Artagão deixou marcas estruturais e avanços no controle externo do gasto público. No primeiro mandato, conforme a assessoria, consolidou a rede de informática implantada em 1995. No segundo mandato, concluiu o Programa TCE Digital. A primeira das gestões na Presidência foi marcada também pela inserção do Tribunal no cenário internacional. Ele filiou-se à Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), formalizada em 1996.

Entre os destaques da segunda gestão estão investimentos em qualificação dos servidores. Assim como a modernização tecnológica e agilização do trâmite processual. Isso ocorreu com a implantação de diversas ferramentas tecnológicas para receber dados dos jurisdicionados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.