22/08/2023
Geral

Após 37 anos fora, o médico Silvio Sékula está de volta

Cristina Esteche

Ele deixou a família para trás e foi em busca do sonho de ser médico. Há 37 anos o então técnico agrícola Silvio Sékula atravessou fronteiras e foi parar em Varsóvia, na longínqua Polônia, terra do seu pai e avós, após ter ganho uma bolsa de estudos para cursar Medicina. “Quando jovem eu queria viajar, estudar e sequer sabia o que era o sistema comunista, uma república popular”.

Ao pisar em solo polonês, à primeira vista, o frio da paisagem de concreto, a barreira do idioma, a diferença dos usos e costumes, chocaram o guarapuavano. “Fiquei um ano em Cracóvia aprendendo a língua polonesa. Nesse período estudei Psicologia”. De volta à Varsóvia foram seis anos de universidade e dez anos de especialização em ginecologia e obstetrícia.

O tempo passou e Silvio Sékula acumulou um currículo também como médico da embaixada brasileira, se envolveu com a indústria farmacêutica como executivo da Aventis Pharma hoje Sanofi Aventis, viveu na Suécia por dois anos, viajou pelo mundo. Pai de dois filhos que vivem na Alemanha, hoje mora em Guarapuava e sente a diferença da terra em que deixou. “Guarapuava hoje é outra, está muito melhor, cresceu bastante e a mentalidade do povo mudou”. Tendo morado em Curitiba antes de vir para cá o médico que prefere a cidade onde nasceu. Aqui a qualidade de vida é bem melhor. Quero voltar a trabalhar  como médico, como professor e contribuir para que cidade se desenvolva”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.