Após mais de oito anos sem participar das reuniões e atividades desenvolvidas pela Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná), a qual integra, Guarapuava faz o seu retorno político à entidade. O anúncio oficial foi feito pelo prefeito Cesar Filho durante a reunião da Associação, nesta sexta-feira (25), em Pitanga e que marcou a eleição do prefeito Marcos Seguro, de Turvo, à presidência da entidade.
A integração dos municípios em prol do desenvolvimento regional foi a tônica dos pronunciamentos. Mas o que mais chamou a atenção foram as propostas feitas pelo prefeito de Guarapuava como forma de inclusão do municípios nos debates e nas ações que visam promover o desenvolvimento regional.
"Não se pode negar que Guarapuava é polo regional na área da educação, da saúde e agora com a construção do já anunciado shopping, será um polo comercial. Mas para que tudo isso se consolide é preciso desenvolver também os municípios que estão ao seu entorno para que possam consumir em Guarapuava", afirmou à REDE SUL DE NOTÍCIAS, logo após o final do encontro.
Uma das bandeiras desfraldadas por Cesar Filho durante os dois anos de mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, a integração entre os municípios da região centro não volta a ter apenas o município polo como membro atuante da Associação. “Estou aqui para contribuir com ideias e uma das propostas é a criação de um consórcio para a elaboração de projetos para que possamos carrear recursos do governo federal. Em Brasília há muito dinheiro nos ministérios, mas faltam projetos nos municípios", observou Cesar Filho, lembrando que trabalhou na capital federal. "Para que possamos ter profissionais capacitados e que estejam voltados exclusiva e diariamente à elaboração de projetos, cumprindo as exigências dos editais lançados pelos ministérios e adequados à nossa realidade , proponho a criação de um consórcio. Guarapuava pode ser a sede. Podemos disponibilizar técnicos para esse trabalho", disse aos prefeitos de 13 dos 17 municípios que compõem a Amocentro.
Outros projetos que já estão sendo trabalhados em Guarapuava e que contribuirão com a região são o Centro de Especialidades e o Hospital Regional. O Centro de Especialidades, segundo prefeito de Guarapuava, acabará com o sofrimento de milhares de pacientes que precisam se deslocar de uma cidade para outra em busca de atendimento, muitas vezes, tendo que retornar para o município de origem sem os exames realizados. "O Centro de Especialidades vai acabar com tudo isso, pois prevê o atendimento num único dia e ninguém sairá de lá se não tiver todos os exames e procedimentos solicitados", afirmou. O Hospital Regional, por sua vez, atenderá casos de urgência e emergência.
Outro projeto que vai beneficiar a região é a ampliação da PR 466 que liga Guarapuava a Pitanga e que é cenário de acidentes com mortes. "São projetos que precisam da união dos municípios da região, dos prefeitos e dos deputados, para que possam ser viabilizados. No caso da PR 466 o governador já assinou a liberação para licitar os projetos, mas se não houver união a segunda etapa que é a execução pode não acontecer", observou.