Com a passagem do Natal, passada a correria em busca dos presentes, as lojas convivem agora com a troca de roupas, calçados, eletrodomésticos e outros produtos. Mas ainda há aqueles que deixaram as compras para aproveitar o saldão do Natal.
"Estamos fazendo muita troca, mas também estamos vendendo. As pessoas estão aproveitando o saldão do Natal. pois sempre há descontos muito bons", disse Elizete Vieria, vendedora de uma das lojas de Guarapuava.
"Eu ganhei uma camiseta muito pequena e agora vim trocar", disse Pattricia Antunes, 18 anos. "Ganhei um ventilador, e na hora de montar achei que estava faltando peça, mas na verdade eu não soube fazer direito", confessou Olivia Amaral, 54 anos.
"Meu filho queria um carro de bombeiro, mas estava muito caro. Hoje o preço caiu 50% e estou aproveitando para fazer o gosto dele", afirmou Leticia Albuquerque, 28 anos.
"Vamos com esse movimento para trocas até o dia 31 de dezembro. Todo ano é assim", diz Marcio Loureiro, vendedor.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) o lojista deve fazer a troca dos produtos que apresentarem problemas. Porém, a maioria das lojas mantém uma política de trocas para estreitar o relacionamento com os clientes que permite substituir produtos repetidos, trocar uma numeração maior por uma menor ou escolher outra cor e até mesmo outro produto diferente. "Ganhei uma camiseta preta, como não gosto da cor preferi trocar por brinquedos para o meu filho", disse Thiago Suek, 33 anos.