A partir desta segunda feira (01) os móveis e produtos da linha branca como fogão, tanquinho e geladeira pagarão mais Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em Guarapuava, as lojas especializadas na venda deste tipo de produto aguardam a chegada de uma nova tabela de preços para a readequação dos valores nos produtos da linha. A gerência de uma das lojas de departamento de Guarapuava informou que enquanto existirem produtos da linha branca em estoque os preços não devem subir ou sofrer reajuste.
Na opinião do professor de economia da Unicentro, Altamir Thimóteo, mesmo com o corte no IPI as vendas não devem cair. “As indústrias vão ter que readequar os preços, mas sempre tem pessoas para comprar”, explica.
A partir de agora, o IPI sobe de 2% para 3% no caso dos fogões, de 7,5% para 8,5% para geladeiras, de 3,5% para 4,5% para tanquinhos. Para móveis, painéis de madeira e laminados, a alíquota passa de 2,5% para 3%. Para as luminárias, o imposto aumenta de 7,5% para 10%. O IPI para papéis de parede subirá de 10% para 15%. Para máquinas de lavar, o imposto está definitivamente mantido em 10% desde o ano passado.