22/08/2023



Guarapuava Política

Após críticas ao Comutra, travessia elevada é instalada no Núcleo Airton Senna

imagem-136794

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – O CMEI do Núcleo Airton Senna recebeu a instalação de travessia elevada na rua Marechal Deodoro. O redutor de velocidade era uma preocupação antiga de moradores e pais de crianças que frequentam a creche. O local faz a ligação dos bairros Boqueirão e Vila Bela, além de ser trajeto de acesso ao Centro da cidade e demais bairros. O pedido foi feito pelo vereador Danilo Dominico (PSD) que criticou a demora de respostas do Comutra (Conselho Municipal de Transportes e Sinalização) que é o responsável por analisar as solicitações de sinalização, considerando questões técnicas e a legislação de trânsito.

“Realizamos inúmeros pedidos ao Comutra e até agora não recebemos nenhuma resposta, nem sequer um sim ou um não. Nós vereadores é que precisamos dar reposta a população e este Conselho não nos dá satisfação. Pedi travessia elevada na creche do Airton Senna, em frente à Capela Mortuária do Batel, temos muitos pedidos de sinalização, de semáforo na cidade. O primeiro pedido foi em fevereiro e não recebi nenhum retorno. A população nos pede e fazemos o nosso papel de encaminhar ao Comutra. Mas não sei onde está o comando do Comutra, não sei se os conselheiros estão atuando de fato”, criticou o vereador há duas semanas em pronunciamento em sessão ordinária.

Após a cobrança, o Comutra encaminhou – através de um conselheiro – respostas aos gabinetes de todos os vereadores que haviam realizado solicitações. Dominico voltou a utilizar a tribuna para agradecer aos pedidos atendidos, mas questionou alguns pareceres negativos. “Criticamos a falta de respostas e deu resultado. Todos os vereadores receberam respostas. Quero agradecer pelas respostas do comando do Comutra e aos conselheiros. Tivemos dois pareceres positivos: a travessia na creche do Airton Senna e uma lombada na Avenida Salvador Gomes, na Vila Planalto. Mas gostaria de destacar um parecer negativo para travessia na Capela Mortuária do Batel em que o conselheiro diz ter passado várias vezes no local e não ter notado movimento ou veículos em alta velocidade”, destacou o vereador.

O parecer gerou descontentamento de outros vereadores como Elcio José Melhem (PP) e Professor Serjão (PT), que residem próximo ao local e recebem muitos apelos de moradores por um redutor na via onde veículos passam em alta velocidade, inclusive com relatos dos chamados 'rachas' em uma rua de grande extensão e com movimento constante de pedestres, incluindo crianças e idosos, devido aos velórios na capela. Melhem chegou a solicitar uma cópia do parecer e criticou duramente o documento. 

“É um absurdo um documento com apenas vinte e oito palavras dando parecer negativo. Quem tem conhecimento de causa são engenheiros. Eu moro próximo do local e sei que os veículos passam em alta velocidade. Precisamos fazer a reformulação do Comutra e expurgar conselheiros que não têm as mínimas condições. Tem muitas travessias que foram construídas em locais que não passam veículo algum. Eles deferem quando é para passar nas ruas de suas casas. É um absurdo um parecer com menos de trinta palavras, não deu nem duas linhas. Isso é parecer de quem conhece legislação de trânsito?”, questionou o líder do executivo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo