22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Após denúncias, Procon fiscaliza comércio nas margens das rodovias

Procon fiscalizou 10 bancas e apenas uma delas não possuía balança disponível para pesagem. Além disso, o dono pode receber multa

batata-2

Procon fiscalizou 10 bancas e apenas uma delas não possuía balança disponível para pesagem. Além disso, o dono pode receber multa (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Após receber denúncias de que havia comercialização de produtos com divergência de peso e qualidade de alguns produtos, o Procon de Guarapuava fez a fiscalização do comércio ambulante de legumes, hortaliças e frutas comuns nas margens das rodovias que passam pelo perímetro urbano de Guarapuava.

Conforme o inciso III do Art. 6º do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) é direito básico do consumidor receber informação adequada e clara sobre os produtos que está adquirindo, com especificação correta sobre a quantidade, características e qualidade dos produtos.

Dessa forma, o Procon fiscalizou 10 bancas e apenas uma delas não possuía balança disponível para pesagem. As irregularidades apresentadas terão análise da Divisão de Fiscalização do Procon. Além disso, o dono pode receber multa. Os demais tinham balanças.

DIREITO DO CONSUMIDOR

De acordo com a coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche Nunes, a ação teve como objetivo resguardar os direitos dos consumidores, analisando itens como exposição clara dos preços, peso e características do produto oferecido.

“O consumidor deve exigir que a pesagem do produto ocorra em sua frente, observando se o visor da balança está zerado antes da pesagem. Além disso, verificar se o visor oferece condição satisfatória de leitura”.

Conforme o Procon, a fiscalização ainda constatou falta de alvará e/ou autorização do município para comercialização de tais produtos em locais públicos. Quanto à qualidade de alguns produtos, os chamados ”refugos” pelo comércio formal, na informalidade ganham preços mais baixos, mas ainda tem condições de consumo.

Por fim, o Procon alerta para que estes produtos fiquem expostos de forma mais clara, antes do repasse ao consumidor.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo