Após denúncias feitas por clientes, o Procon de Guarapuava interditou, temporariamente, duas revendas de automóveis no município. Segundo as informações repassadas ao órgão, as empresas não estavam conferindo a garantia dos automóveis comercializados quando eles apresentavam problemas após a compra, no prazo de 90 dias, como é de direito do comprador.
Desse modo, a suspensão das atividades das empresas, inicialmente, será pelo prazo de 15 dias. Porém pode haver aumento da interdição até que elas apresentem soluções para as demandas registradas no Procon. O órgão ainda fixou multa diária no valor de R$ 5 mil no caso de descumprimento da medida.
De acordo com a coordenadora do Procon, Luana Esteche, caso as práticas lesivas continuem, o Procon ainda pode determinar a suspensão definitiva das atividades e cassação de alvará para funcionamento dessas revendas.
As denúncias davam conta de que os responsáveis pelas revendas não cumpriam os contratos realizados entre as partes. Uma vez que pegavam como forma de pagamento o veículo dos proprietários que estavam financiados, na promessa de realizar a quitação. Mas isto não ocorria e os automóveis eram revendidos sem que fossem quitados, o que caracteriza crime.
Leia outras notícias no Portal RSN.