Da Redação
Guarapuava – Após cerca de três anos de destruição parcial, provocada pela rebelião de internos, em outubro de 2014, a reforma da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) está concluída e será reinaugurada nesta sexta (18), às 9h30, com a presença do diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Luiz Alberto Cartaxo Moura. O investimento de R$ 875 mil é do Governo do Paraná.
A reforma inclui a reativação da parte industrial. Uma fábrica de calçados já está em atividade e emprega 50 internos. Segundo o diretor da penitenciária, Renato Silvestre, a intenção é que até o fim deste ano, 140 presos estejam envolvidos com o setor industrial, o que corresponde a 50% do total de presos custodiados na penitenciária.
Os presos que participam de canteiro de trabalho recebem das empresas, mensalmente, a remuneração correspondente a três quartos do salário mínimo vigente. Parte do salário pago ao preso – cerca de 20% – fica retida todo mês em uma poupança para que ele possa retirar a quantia quando sair em liberdade definitiva. Os 80% restantes podem ser retirados durante o cumprimento de pena pela família do detento, caso ele escolha.
Além do trabalho remunerado, outra bonificação para os presos que atuam em canteiros de trabalho é a redução da pena: a cada três dias de trabalho, um é descontado da pena total a cumprir.
SERVIÇO
O que: Reinauguração do setor industrial da Penitenciária de Guarapuava
Quando: Sexta, 18 de agosto
Horário: 9h30
Onde: Penitenciária Industrial de Guarapuava, na rua Dário Borges de Liz, 439, no Distrito Industrial.