Da Redação
Uma semana após as primeiras prisões por corrupção, que envolveram grandes nomes do futebol mundial, o presidente da Fifa reeleito na semana passada, Joseph Blatter renunciou ao cargo. A decisão foi divulgada nesta terça feira (2) em pronunciamento à imprensa na sede da Fifa em Zurich, na Suiça.
Blatter é o principal mandatário do futebol mundial desde 1998, e na última sexta feira (29) foi reeleito para seu quinto mandato, porém menos de uma semana depois da contestada eleição, o suíço anunciou que convocaria um congresso extraordinário para eleger um novo presidente para a entidade. Até a data dessa nova eleição, Blatter continua à frente do cargo.
Pressão sobre Blatter
Esta é a quarta vez que Joseph Blatter se reelege para comandar a Fifa. Porém o suíço nunca correu tantos riscos de não conseguir se garantir à frente do cargo. Tudo isso é devido ao fato de que cinco executivos e sete dirigentes de entidades ligadas ao futebol mundial, e também à Fifa, foram presos por corrupção na última quarta feira (27). Isso desgastou a imagem de Blatter.
A operação liderada pelo FBI, com apoio da polícia suíça, trouxa à tona casos de corrupção e irregularidades em muitos contratos de marketing e até de escolhas de sedes da Copa do Mundo. Por ora, o mandatário da Fifa ainda não teve seu nome exposto e envolvido nas denúncias, mas a pressão para que ele deixasse o cargo que ocupa desde 1998 aumentou muito nos últimos dias.