22/08/2023
Segurança

Após grande assalto, moradores de Pitanga começam a voltar a rotina

Serviço de Alerta da PM teria emitido aviso de assalto minutos antes das explosões em Pitanga

balas

As marcas das balas desferidas durante o tiroteio entre a quadrilha de assaltantes que explodiu caixas eletrônicos de três agências bancárias em Pitanga, na última segunda feira (19), ainda chama a atenção dos moradores. Nas redes sociais vídeos e fotos continuam alimentando a curiosidade de pessoas, principalmente, na região.

Na polícia as investigações continuam e pouca – ou quase nenhuma – informação é repassada. Durante a troca de tiros entre oito policiais militares e a quadrilha composta por mais de 20, entretanto, dois assaltantes foram mortos. Eles moraram em São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré, na região Metropolitana de Curitiba. Familiares levaram os corpos na tarde dessa terça (20). Duas pessoas que estavam dentro de um carro e passavam pelo local foram atingidas pelos tiros, mas passam bem. Uma delas levou cinco tiros nos braços e nas mãos.

De acordo com o repórter Paulo Wolf, da Rádio Poema, há informações de um policial militar que outros três suspeitos de integrar a quadrilha morreram logo após o confronto, durante a fuga, porém, nenhum corpo foi encontrado até o momento.

Outra informação repassada pelo repórter ao portal RSN é de que cinco minutos antes do início das explosões, o Serviço de Alerta da PM, emitiu um aviso de assalto na região de Pitanga. No destacamento, quatro policiais estariam de plantão e outros quatro, que são da Ronda Tático Motorizada (Rotam), teriam recém deixado o serviço, mas retornaram em seguida.

A pé e esquivando-se entre muros e paredes, os policiais enfrentaram a quadrilha que atirava na unidade da PM, na delegacia de polícia e em vários pontos da cidade, enquanto um grupo explodia e roubava os caixas eletrônicos.

“Parecia uma praça de guerra”, disse o repórter. “Os policiais não tiveram medo e de cara limpa encararam os bandidos”. Segundo Paulo Wolf, o Conselho da Comunidade vai se reunir para comprar armas para os policiais.

Município com cerca de 36 mil habitantes segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pitanga está na rota dos grandes assaltos. No dia 23 de dezembro de 2017, houve uma tentativa de assalto a um carro-forte na R 466, perto da Serra da Marrequinha, na divisa entre Pitanga e Boa Ventura do São Roque.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.