22/08/2023



Educação

Após inspeção, MEC confirma curso de Medicina em Guarapuava

Da redação, com assessoria

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) confirma a implantação do curso de medicina numa das instituições privadas. A conclusão está no relatório do MEC divulgado nesta semana como resultado final da visita de representantes do Ministério nas faculdades Campo Real e Guairacá, interessadas em oferta o curso, e verificação do complexo de saúde existente no município.

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, a decisão é “uma grande conquista” guarapuavanos e estudantes da região. “Desde o início, nos articulamos para concretizar a vinda de um curso de Medicina em Guarapuava, foi um esforço coletivo de toda a administração municipal. É um grande avanço para a saúde no município”, afirmou o prefeito “Considerando que o município de Guarapuava demonstrou, por meio de documentação, que atende, em sua maioria, aos requisitos do edital 03/2013, somos favoráveis a sua habilitação na presente pré-seleção para implantação e funcionamento de curso de graduação em Medicina”.

O prefeito lembra que desde o início do processo a Prefeitura tem liderado a causa. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão, receberam a comitiva do Ministério que veio inspecionar a estrutura da cidade. Foram os membros desta delegação que redigiram o documento divulgado esta semana, sob a forma de relatório oficial do MEC. O primeiro passo foi a qualificação da Saúde no município. A reestruturação da atenção à saúde primária, novos leitos dos hospitais, reforma das Unidades Básicas (UBS), nova base descentralizada do Samu, aquisição de mais ambulâncias, projeto do Hospital Regional, entre em plenas condições de uso da UPA do Batel e adesão a programas (como o Mais Médicos) e o desenvolvimento de programas (a exemplo do Mamãe Guará) habilitaram Guarapuava a receber o curso.

Segundo Stefan Negrão, o próximo passo é o lançamento do edital de chamamento de instituições privadas que vão concorrer para receber o curso. “Podem se inscrever universidades de todo o país, desde que forneçam a estrutura necessária em Guarapuava. Estamos muito satisfeitos em saber que o município demonstrou que atendeu todos os requisitos para implantação do curso de Medicina. A Prefeitura é sim a grande articuladora e vai continuar acompanhando todo o processo”, comemora. “A Unicentro também está com um processo para receber uma faculdade de Medicina. Guarapuava vive um novo momento e toda a população está percebendo", observa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo