O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai assumir a manutenção das rodovias do Estado. Isso vai ocorrer após o fim dos contratos com as concessionárias. No entanto, as rodovias federais, como a BR-277, por exemplo, ficarão com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Conforme diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, a partir de 28 de novembro acabam as concessões. “O DNIT vai cuidar das rodovias federais e nós vamos cuidar das rodovias estaduais. Nossos editais já estão prontos e vamos ter empresas para fazer a manutenção do pavimento”.
De acordo com Furiatti, para os serviços rotineiros de conservação das rodovias estaduais do Anel de Integração, o DER publicou no dia 1º de setembro um edital. O texto prevê a licitação para a contratação desse serviço. Haverá a divisão em cinco lotes conforme as regionais.
A licitação inclui também remendos superficiais e profundos, reperfilagem e microrrevestimento. Além de serviços de conservação da faixa de domínio. Ou seja, o controle da vegetação próxima ao pavimento, limpeza e recomposição de elementos de drenagem. E ainda a limpeza e recomposição da sinalização e dispositivos de segurança viária.
Os contratos da Econorte, Viapar e Ecocataratas encerram à meia-noite do dia 26 de novembro, enquanto os contratos da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia terminam no dia seguinte, à meia-noite do dia 27 de novembro.
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