22/08/2023



Guarapuava Segurança

Após omissão de dados, PIG confirma casos de covid-19

Na sexta (20), a diretoria informou que não havia casos confirmados ou suspeitos na unidade. Nessa segunda (23), mudou a versão e disse que dois agentes estão contaminados

pigguarapuava (1)

Dois agentes tiveram casos positivos (Foto: Arquivo/RSN)

Na semana passada o Portal RSN noticiou que a pandemia de covid-19 chegou ao sistema carcerário de Guarapuava. Na ocasião, a Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG-UP), onde apenados cumprem regime de progressão, trabalham fora e apenas dormem na unidade, tiveram resultado positivo para a covid-19.

Dois positivaram, e conforme as informações estavam medicados e não houve a necessidade de internamento. Além disso, o Departamento Penitenciário (Depen/PR), afirmou que em 20 de novembro, outros oito presos estavam isolados por apresentarem sintomas leves. Entretanto, até a publicação desta reportagem, o Depen não retornou o contato para atualização dos dados. Mas afirmou que os presos com suspeita da doença ficam isolados em local apropriado dentro das unidades prisionais.

Contudo, a diretoria da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), informou no mesmo dia que a unidade não tinha caso suspeito nem confirmado da doença entre presos e agentes. Porém, informou na tarde dessa segunda (23), que supostamente, dois agentes tiveram resultado positivo. Além disso, afirmou que ainda outros, sem citar números, ainda aguardam resultados de exames.

Já na cadeia pública, as informações repassadas foram transparentes. Por fim, a unidade já contabilizou seis casos suspeitos da doença. Por fim, nenhum deles teve resultado positivo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo