Após polêmica, Celso Goes confirma morte por coronavírus

Celso Goes coloca um fim na polêmica nas redes sociais. "São exames do Ministério da Saúde e da Anvisa constatando que o paciente estava com coronavírus"

Após polêmica, Celso Goes confirma morte por coronavírus (Foto: Arquivo/RSN)

O secretário de Saúde de Guarapuava Celso Goes, confirmou nesta quinta (23) a morte de um homem de 68 anos, por coronavírus na cidade. Embora a notícia já tenha sido divulgada pelo secretário na noite de ontem (22), familiares de Francisco Marcondes Ramos negaram a causa da morte.

Ele tinha comorbidades e foi internado na noite de domingo (19). Porém, não resistiu e morreu nessa terça (21). Entretanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dois exames feitos no paciente deram resultado positivo. “São exames assegurados pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”.

Conforme Celso Goes, o que ocorreu é que os resultados dos exames foram confirmados após o sepultamento do paciente. “Uma das filhas desse senhor foi avisada no hospital sobre a suspeita do pai estar com coronavírus”.

De acordo com o secretário, após a morte e o sepultamento do idoso, uma equipe foi até a residência da família para coletar material para exames e orientar sobre o isolamento social.

Não tinha ninguém na casa. Depois em contato telefônico pelo Call Center a filha disse que ela, o esposo e o filho tinham saído. Por isso a equipe foi agora pela manhã para fazer os exames.

CAIXÃO LACRADO

Celso Goes disse também que durante o velório o caixão com o corpo foi lacrado.

“Essa é uma determinação que as funerárias recebem para que todos os caixões de vítimas do coronavírus sejam lacrados. Em relação aos velórios há um decreto municipal determinando que seja no máximo de quatro horas e com número máximo de 10 pessoas. Porém, não cabe à Secretaria de Saúde fazer essa fiscalização. É uma competência da Secretaria de Administração”.

NAS REDES SOCIAIS

Porém, a notícia da primeira morte por coronavírus em Guarapuava provocou reações nas redes sociais. Assim, blogs, grupos de whatsApp e perfis não pouparam comentários contra as informações oficiais divulgadas em ‘live’ pelo secretário e com nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da prefeitura.

São comentários para todos os gostos e tendências favoráveis ou contrárias ao isolamento social. O Portal RSN se manteve fiel às informações oficiais divulgadas pela prefeitura.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Entretanto, muitos dos comentários envolvendo algumas pessoas da família foram contestados por outros familiares em postagem feitas no perfil de Celso Goes no Facebook. Inclusive, com postagens montadas que circulam em grupos de whatsApp e que foram enviadas ao Portal RSN.

(Imagem: mensagem encaminhada ao Portal RSN por familiares da vítima e que circula em grupos de whatsApp)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOVO BOLETIM

Paraná confirma 1.590 novos casos de covid-19 e 63 mortes em 24h

PROCURA-SE!

A pequena 'Lola' está desaparecida em Guarapuava

VAMOS NOS CUIDAR?

Policlínica Guairacá promove o Outubro Rosa com exames de mamas

Comentários