22/08/2023



Geral

Após protestos, Educação anuncia pagamento

imagem-85860

Bárbara Franco 

Após uma negociação na tarde de ontem (05), sem avanço na pauta da categoria, o secretário de estado da Educação, Fernando Xavier Ferreira, anunciou ao presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, que o governo fará o pagamento das rescisões. Mas somente entre os dias 23 e 28 de fevereiro.

“Tivemos que tomar algumas medidas mais duras, porém necessárias, e que se fossem proteladas iriam surgir no decorrer do ano com muito mais problemas, como falta de pagamentos de salários do quadro de funcionários”, disse Xavier.

Uma comissão da APP foi recebida pelos secretários da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e pelo secretário de Educação nesta quinta feira (06). Na pauta, principalmente, o atraso nos pagamentos e do abono de férias de educadores, bem como o caos vivido pelas escolas públicas a partir do anúncio de medidas que desorganizaram o início do ano letivo. A direção exigiu a retirada dos projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a pedido do Governador Beto Richa (PSDB).

A notícia para os professores é boa, mas de acordo como o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão não garante muita coisa, “Este é um anúncio importante, porém muito insuficiente diante da pauta que temos”. O pagamento deveria ter sido efetuado em janeiro, porém secretário anunciou mais um prazo. “Há um clima de insegurança nas escolas hoje e o governo precisa dar respostas e tomar ações mais efetivas”, afirmou. Hermes também pontuou que a categoria está mobilizada e indignada, principalmente após o envio de projetos à Alep que retiram direitos dos servidores do Estado.
 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo