A rebelião iniciada na manhã desse domingo, (07), terminou no final da noite com a transferência de 10 presos, após nove horas de negociação. A transferência dos rebelados aconteceu por volta das 20h30 . A aspirante Manfroi explica que, durante o trajeto dos presos três equipes de choque fizeram a escolta. Ela explica ainda que após a rebelião os presos retornaram as suas celas tranquilamente.
No inicio da rebelião os presos pediam pela transferência de 40 presos ao longo da negociação conseguiram que 10 fossem transferidos para Curitiba, os detentos que saíram de Guarapuava não residem na cidade.
De acordo com o Delegado Alexandre Rorato Maciel, os três agentes feitos reféns foram liberados sem ferimentos aparente, porém foram encaminhados até o IML, para a realização do exame de corpo delito. Ele explica que há possibilidade da transferências de mais presos, para outros presídios.
Não se sabe ainda quem começou a rebelião, sabe-se apenas que havia uma pessoa entre eles fazendo a intermediação ente a polícia e os rebelados.
A REBELIÃO
O início do motim foi dado por presos da galeria, que renderam membros da carceragem na hora que era feita a entrega de marmitas para o almoço. Além de questões relacionadas à superlotação.