A primeira escolha de Celso Góes para assumir a gestão de uma pasta foi Rita Felchak, que também foi a primeira secretária de Cultura de Guarapuava. Com pilares fundamentais pautados em arte, geração de emprego, educação e saúde, alcançou conquistas refletidas em números que impactam positivamente o município. Rita é produtora cultural, artista e empresária.
O principal objetivo foi fomentar a cultura e o bem-estar da comunidade local. Atendendo as demandas da população, uma série de eventos e festivais foram promovidos, abrangendo desde a tradição gaúcha, com a Festa da Tradição Gaúcha e o Festival Pala Velho, até o movimento Hip Hop, com o Festival de Hip Hop e o incentivo às batalhas de rimas. Somente em 2023, foram organizados um total de 192 eventos culturais.
Outro destaque é o aumento da participação e envolvimento da comunidade nas expressões artísticas. A Corporação Musical, composta pela Banda Jovem, Coral Municipal e Orquestra de Câmara, registrou um aumento de 55% no número de alunos atendidos em 2023.
Ao longo do ano, foram 153 apresentações e eventos feitos pela Secult, incluindo recitais gratuitos e campanhas de arrecadação de alimentos, que resultaram na coleta de 6 mil quilos de alimentos somente no último ano. Os alunos recebem vale-transporte, eventos de confraternização e parcerias com cursos de psicologia para promover a saúde mental.
DESCENTRALIZAÇÃO – OFICINAS NOS BAIRROS
Além disso, a Secretaria implementou diversas iniciativas para atender às necessidades dos diferentes bairros, oferecendo oficinas culturais em 34 modalidades distintas. O projeto agora faz parte da programação do Circuito Viva Dança, que entrou para o calendário oficial do município atingindo mais de 1.300 alunos e alunas da comunidade. O incentivo também ocorre por meio da Lei Paulo Gustavo, que tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento cultural de Guarapuava. Com 52 projetos aprovados e 271 oportunidades diretas para artistas locais, essa legislação injetou mais de R$ 1.500.000 em Guarapuava.
Por fim, a Secretaria mantém oito espaços culturais, incluindo o Céu das Artes, Casa da Leitura, Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, Museu Visconde de Guarapuava, Biblioteca Municipal, Casa da Cultura e Teatro Municipal Marina Karam Primak. Em 2023, o Teatro Municipal recebeu mais de 40 mil pessoas, enquanto a Biblioteca registrou a emissão de 252 novas carteirinhas de leitura e emprestou 2.934 livros.
Leia outras notícias no Portal RSN.