22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

App de aluna da UniGuairacá auxilia mulheres em situação de perigo

Raqueli Gomes Gonçalves desenvolveu um aplicativo que auxilia mulheres em situação de perigo. O ‘Fridas’ funciona como um ‘botão do pânico’

foto (4)

App de aluna da UniGuairacá auxilia mulheres em situação de perigo (Foto: Divulgação)

Durante o Trabalho de Conclusão de Curso na UniGuairacá Centro Universitário, Raqueli Gomes Gonçalves desenvolveu um aplicativo que auxilia mulheres em situação de perigo. O ‘Fridas’ funciona como um ‘botão do pânico’. Assim, ao ser acionado, é enviado uma mensagem de urgência via SMS a uma lista de contatos pré-cadastrados, com a localização do dispositivo.

De acordo com a aluna, em tempos cada vez mais perigosos, principalmente para o público feminino, a tecnologia tem sido muito benéfica.

Infelizmente é necessário que as mulheres possuam uma ferramenta que ajude na proteção e graças à tecnologia isso é possível. Então, pensamos no aplicativo de modo que diminua os riscos para elas.

Desse modo, o aplicativo desenvolvido para conclusão do curso de Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile da instituição trouxe satisfação aos envolvidos. “Quando tive essa ideia pude utilizar da tecnologia para ajudar em um problema social. Por isso, me sinto bastante realizada podendo contribuir com a sociedade de alguma maneira”.

O trabalho teve orientação do desenvolvedor Lucas Kulik Chropacz. “Fico muito feliz por ter orientado a Raqueli nesse projeto. Ela utilizou o Flutter, que é uma tecnologia do Google que vem crescendo muito nos últimos anos. Então, é uma tecnologia promissora que vem ganhando espaço, principalmente no desenvolvimento de aplicações mobile multiplataforma. A sensação de dever cumprido e de orgulho por ter feito parte disso”.

Por fim, o aplicativo ‘Fridas’ logo estará disponível para download.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo