A Caixa Econômica lançou na manhã dessa terça (7), o aplicativo para o cadastramento dos trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores que deverão receber uma renda emergencial de R$ 600 por três meses.
A medida foi tomada pelo poder Executivo semanas atrás e aprovada pelos deputados e senadores. Segundo o Governo Federal, esta renda emergencial vai ajudar cerca de 75 milhões de pessoas neste período de crise em decorrência do novo coronavírus.
Entretanto, é preciso ter atenção para baixar o aplicativo “Auxílio Emergencial” correto na Google Play. A pesquisa até retorna o aplicativo da Caixa em primeiro lugar.
No entanto, há muitos outros aplicativos desenvolvidos por terceiros, sem qualquer vínculo com o Governo Federal, que só servirão para confundir o usuário neste momento de crise.
APLICATIVO
De acordo com o gerente de carteira pessoa física da Caixa Econômica de Guarapuava, Vagner Silverio, muitos deste aplicativos foram desenvolvidos com intenções duvidosas.
Se você procurar, vai encontrar aplicativos que pedem documentos pessoais como RG e CPF e que não tem nenhum vínculo com o Governo Federal. E, isso pode se caracterizar como prática criminosa.
Na manhã desta quarta (8), o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou que entre ontem e hoje (8), o banco finalizou o cadastro de 22,4 milhões de benefícios da renda básica emergencial. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a expectativa é encerrar a semana com o cadastramento de 60% a 80% dos trabalhadores que tenham direito à renda básica emergencial.
Por fim, o gerente Vagner Silverio, alerta sobre como proceder se a pessoa tiver dúvida sobre qual aplicativo baixar. “A Caixa jamais irá mandar mensagem via WhatsApp, fazer ligações solicitando dados ou encaminhar e-mails. Nosso trabalho sempre será o mais transparente possível, mas se a pessoa tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato com o central de atendimento pelo número 111″.
O aplicativo CAIXA/Auxílio Emergencial pode ser baixado gratuitamente por meio das principais plataformas de aplicativos do mercado. Se o seu celular tem o sistema Android, baixe o aplicativo oficial por este link. Mas, se o seu smartphone tem o sistema iOS, baixe o aplicativo por este link.
Por fim, de acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, quem não tem condições de fazer o cadastramento pelo celular ou computador, poderá fazer a operação em uma agência da Caixa ou em uma lotérica.
Leia outras notícias no Portal RSN.