22/08/2023



Cotidiano Paraná

Aprovado em 1ª votação, projeto que implanta ‘Sinal Vermelho’ no PR

Projeto de Cristina Silvestri institucionaliza ação como mais uma política pública de combate à violência doméstica no PR

deputada-cristina-silvestri

Projeto de Cristina Silvestri institucionaliza ação como mais uma política pública de combate à violência doméstica no PR (Foto: Ascom)

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em primeira votação, o Projeto de Lei 683/2020 de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania). O PL propõe a implantação no do Sinal Vermelho. Pelo projeto, o mecanismo de combate à violência doméstica é uma forma que as paranaenses presas em relacionamentos abusivos de risco, poderão utilizar para pedir socorro em situações de violência. Além disso, o acionamento reporta o pedido de maneira silenciosa.

De acordo com a parlamentar, o projeto partiu da necessidade de institucionalização de uma campanha com o mesmo nome, promovida no Paraná e no Brasil em 2020. “Essa foi uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça e Associação dos Magistrados do Brasil executada inicialmente como uma campanha de conscientização. Com o sucesso, os órgãos nos procuraram na Procuradoria da Mulher para que de campanha, ela passasse a ser lei”.

CAMPANHA X

Desse modo, na campanha as mulheres podiam mostrar um X vermelho na mão em farmácias. A partir daí seriam acolhidas pela equipe do local. Além disso, os atendentes seriam responsáveis por acionar de maneira imediata a Polícia Militar e reportar a violência. No texto do projeto, além das farmácias, a ação é estendida para todos os estabelecimentos comerciais. Assim, a redação prevê a conscientização em massa destes locais para que quando uma mulher em situação de violência mostre o X na mão, os responsáveis saibam como proceder.

“Nosso objetivo com isso é criar uma grande rede de proteção às mulheres em todo o Estado. Que elas se sintam acolhidas e seguras para pedirem ajuda em qualquer lugar. E também que estes locais tenham o mínimo de conhecimento para realizar o primeiro encaminhamento para ajudá-las, que é justamente acionar a polícia”.

Por fim, nesta quarta (5), o Projeto de Lei segue para segunda votação na Alep.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo