22/08/2023
Cotidiano Paraná

Aquário gigante será novo atrativo do turismo em Foz do Iguaçu

Com investimento de R$ 100 milhões por parte da iniciativa privada, o aquário atuará como um centro de educação, pesquisa e conservação dos ecossistemas

uhul-foz-do-iguaçu

Obras têm previsão de término em 2023 (Foto: Reprodução)

O Governo do Estado do Paraná informou nesta terça (2), que Foz do Iguaçu terá mais um importante atrativo para potencializar o turismo no Paraná. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o Grupo Cataratas vai construir um aquário com espécies de água doce e ecossistemas marinhos na cidade.

Ainda conforme as informações, o AquaFoz receberá investimentos de R$ 100 milhões. A previsão é que o aquário deverá fique pronto em 2023, e que abra de 250 a 300 empregos diretos. Assim, a construção de 23 mil metros quadrados, ficará na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do Centro de Visitantes. Além disso, contará com diversos tanques com espécies de água doce e ecossistemas marinhos que somam um volume total de 3,8 milhões de litros de água. A previsão é que a obra comece no segundo semestre deste ano.

O CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, destacou a importância do AquaFoz para a Região. “Além da importância como impulsionador do turismo local, é um centro de conservação da biodiversidade. Vai trabalhar amparado no tripé educação, pesquisa e conservação, principalmente focado na conservação das bacias do Rio Iguaçu e Rio Paraná”.

Além do AquaFoz, o grupo administra na cidade o Marco das Três Fronteiras e o Parque Nacional do Iguaçu. E ainda, outros equipamentos espalhados pelo País, como o AquaRio – o maior aquário marinho da América do Sul -, no Rio de Janeiro.

MEIO AMBIENTE

Conforme o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, o equipamento colabora com a preservação do meio ambiente. “Foz é a âncora do turismo paranaense, um turismo de natureza que respeita e preserva o meio ambiente”.

O governador Ratinho Junior destacou que este é mais um grande investimento em Foz. “Com impacto na geração de emprego e no desenvolvimento da cidade. E, claro, novo atrativo para segurar o turista em Foz, para que ele gaste o dinheiro no comércio e nos diversos pontos turísticos oferecidos pelo município”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.