22/08/2023



Geral

Ar condicionado ajuda a economizar água

imagem-86370

Da redação, com assessoria

Os níveis cada vez mais baixo dos reservatórios de água e a falta de chuvas tem feito que o consumo e o desperdício de água estejam nas principais manchetes em todo o país. A maneira que o ser humano tem consumido seus recursos naturais já vinha sendo discutida, mas apenas com a iminência de um problema realmente grave, iniciativas privada e pública têm se juntado para buscar soluções.

Porém, cada pessoa pode contribuir fazendo o que estiver ao seu alcance para economizar e reutilizar a água dentro da sua casa, no trabalho e em outros ambientes públicos. Nesse contexto, o uso do ar condicionado, aparelho essencial para o verão, pode ajudar a diminuir consideravelmente o consumo.

Benefícios diretos e indiretos

Nos dias mais quentes, muitas pessoas acabam tomando mais banhos para poder se refrescar e aguentar o clima. Com o ar condicionado é possível evitar esse problema, já que ele ajusta o ambiente para ter a temperatura ideal sempre.

Porém, esse não é o único benefício para quem deseja utilizar o ar condicionado como uma maneira de economizar água. Em alguns condomínios residenciais e empresariais, já estão sendo construídos tubos para a captação da água que cai desses aparelhos, que acaba sendo reutilizada para a execução de tarefas que não exijam a água potável.

Economia

A obra para criar o sistema de captação da água costuma ser barata, uma vez que inclui poucos materiais e é de simples instalação, deixando a mão de obra ainda mais barata. O sistema consegue captar uma média de 800 mililitros de água a cada hora em que o ar condicionado está ligado.

A água captada pode ser utilizada principalmente para lavar o banheiro ou dar a descarga no vaso sanitário, ajudando na preservação do meio ambiente e da economia na conta de água.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo