22/08/2023



Geral

Arani é o presidente da Aprofeg de Guarapuava

imagem-95616

Lizi Dalenogari, da Redação

Agricultores familiares que participam da Feira do Produtor em Guarapuava se organizaram criando uma associação e escolheram o seu presidente. Ele é Arani Hilário, que passa a coordenar a Associação dos Produtores Feirantes de Guarapuava – Aprofeg, que vai agregar também os artesãos do município. O mandato é de 2 anos com a possibilidade de reeleição.

Focado em iniciar o processo da melhor forma, já que é o primeiro presidente da recém criada associação, Arani, que trabalhava no ramo industrial e há pouco mais de 2 anos se dedica a agricultura, pretende trazer toda sua experiência administrativa para a entidade. “Respeitando o estatuto formado por nós produtores, vamos começar a andar com as nossas próprias pernas. Vamos buscar mecanismos para atrair recursos e facilitar negociação com fornecedores. Unir os feirantes e incentivar o espírito empreendedor e inovador é a semente que estamos lançado e certamente nos trará bons frutos”, destaca.

Parte da equipe que irá auxiliar o novo presidente na Aprofeg

Os 111 feirantes associados irão se reunir, sempre que necessário, provisoriamente na Secretaria Municipal de Agricultura, grande incentivadora e parceira da entidade. Na próxima Assembléia com data a ser definida, será discutido o regimento interno da Aprofeg.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro,  que apóia a iniciativa, as legislações internas ajudam a estabelecer padrões para todas as feiras. “As normas tratam do cumprimento de horários, justificativa para faltas, regulamentação para estacionamento, além do cumprimento das regras sobre a qualidade dos produtos e sobre a higiene na manipulação dos produtos vendidos".

A criação da Aprofeg visa promover a união dos produtores e sua autonomia. Incentivar à comercialização de produtos de qualidade, estimular a troca de experiências entre os participantes e buscar soluções para problemas em comum, são os pilares da entidade.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo