Cristina Esteche
Diretores da Araupel lamentaram a sentença proferida pela Justiça Federal reconhecendo que a Fazenda Rio das Cobras, antiga Giacometi, em Quedas do Iguaçu, pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). LEIA AQUI.
Por meio da Assessoria de Imprensa, a Araupel disse que foram levados em conta a “vasta prova material constante nos autos que desconsidera 126 anos de história”. Ainda segundo a empresa, os títulos foram “perfeitamente constituídos conforme a legislação da época. "A empresa vai recorrer da decisão o que por si só já suspende os efeitos da sentença", diz a Araupel à Rede Sul de Notícias.
A demanda judicial se arrastava por mais de dez anos e após esse period marcado por instrução e incidentes processuais, proferiu-se a sentença. Além disso, a juíza Juíza Lília Côrtes de Carvalho de Martino, da 1ª Vara Federal de Cascavel, determinou que não haverá indenização por benfeitorias, que costuma ser pagas nesses casos. Assim, a Araupel terá de devolver o depósito já feito pelo Incra de R$ 75 milhões.
Trata-se de 63 mil hectares de terra, onde aproximadamente 24 mil hectares já pertence ao Assentamento Celso Furtado, que a justiça diz ser de domínio da União. De acordo com o Incra a area excedente deverá ser destinada às famílias que hoje estão acampadas no Assentamento Herdeiros da Luta, em Rio Bonito do Iguaçu.