A Araupel está celebrando, em setembro, 49 anos de trajetória. Para marcar o aniversário, o CEO Norton Fabris e demais membros da diretoria participaram de programação, junto aos colaboradores, nessa sexta (3).
Conforme a empresa, a atividade ocorreu no refeitório da planta de Guarapuava. Mas com transmissão ao vivo para a unidade de Quedas do Iguaçu. A empresa fabrica e exporta componentes de madeira para a construção civil. De acordo com o CEO, o destino é o mercado norte-americano.
Temos certeza de que só foi possível chegar até aqui e conquistar os mercados mais exigentes do mundo devido à qualidade dos nossos produtos e à dedicação dos nossos colaboradores.
Recentemente, a empresa anunciou um investimento de R$ 40 milhões para ampliar a fábrica de Guarapuava.
Para o CEO o aniversário também é uma oportunidade para projetar o futuro, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento. “Transformamos a vida de muitas pessoas aqui no Estado, gerando empregos, renda e oportunidades. E seguimos olhando para o futuro”.
HISTÓRIA
Fundada em 1972, a partir da união de dois grupos tradicionais, a Madeireira Giacomet S.A. e Marodin S.A. Exportação, a Araupel é a segunda maior fabricante brasileira no setor da madeira. Conforme a empresa, com unidades em Guarapuava e Quedas do Iguaçu, emprega diretamente 1,7 mil colaboradores. Além de gerar cerca de três mil empregos indiretos.
Uma das marcas da Araupel é a sustentabilidade de ponta a ponta. Um exemplo, entre os produtos, é o Araupellet. Trata-se de uma alternativa compacta e ecológica para gerar calor em caldeiras e queimadores de grandes e pequenos negócios.
Conforme a empresa, o produto tem baixo custo quando comparado a fontes de energia térmica, como diesel, gás e combustíveis fósseis. É reconhecido pelo IBAMA como um combustível ecologicamente correto, sem riscos de explosão, cheiro ou fumaça, trazendo segurança e qualidade.
REAPROVEITAMENTO
Conforme a empresa, na Araupel, tudo é reaproveitado. A biomassa é utilizada por mais de 50 empresas do Paraná. Entres elas a BRF, Copacol, Arauco do Brasil, Klabin, Iberkraft, Vibra e Caltec. Além das questões ambientais, a empresa também contribui em diversos segmentos. Desde a indústria alimentícia até a produção de papel, já que a biomassa permite diversas aplicações.
De acordo com Norton Fabris, a Araupel também integra duas associações norte-americanas. Assim, a Moulding & Millwork Producers Association e a World Millwork Alliance a habilitam internacionalmente. Tudo de acordo com as especificações técnicas e o padrão de qualidade exigidos pelo mercado.
Conforme a empresa, no cenário nacional, a Araupel faz parte da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI).
Leia outras notícias no Portal RSN.