22/08/2023
Esportes

Arena da Baixada deve ficar 10% mais cara, admite Secretário da Copa

O secretário municipal da Copa em Curitiba, Reginaldo Cordeiro, admitiu nesta quarta feira (22) a possibilidade de que as obras de conclusão da Arena da Baixada fiquem até 10% mais caras do que o valor que vinha sendo trabalhado – R$ 326,7 milhões, segundo a Matriz de Responsabilidades do Governo Federal. “Você não pode fugir de um aumento de custo, porque você vai contratar mais mão de obra para chegar no cronograma final exigido pela Fifa”, justificou Cordeiro.

A estimativa é baseada em análise do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado doParaná (Sinduscon-PR), e leva em conta a necessidade de se acelerar as obras no estádio, que corre o risco de deixar de ser sede de jogos da Copa do Mundo de 2014, em junho. Em visita ao estádio na terça-feira (21), a Fifa deu um ultimato para que até o dia 18 de fevereiro sejam percebidos avanços significativos na Arena da Baixada.

Segundo Cordeiro, o novo aporte financeiro deve vir da mesma forma que os demais recursos – através de financiamento pela Fomento Paraná, com garantias oferecidas pelo Atlético-PR. “As partes irão trabalhar para verificar quais serão essas garantias. Podem ser os naming rights do estádio, publicidade, camarotes”, exemplificou o secretário.

A visita da Fifa também resultou na criação de uma comissão que irá acompanhar e controlar o andamento das obras, com objetivo de garantir que Curitiba continue entre as sedes do Mundial. Segundo Cordeiro, a equipe terá perfil técnico, e será formada por um engenheiro da prefeitura, um engenheiro do governo do estado, dois engenheiros do Comitê Organizador Local (COL), e o corpo técnico do Sinduscon. “A instalação desse comitê gestor será amanhã, dia 23, e a partir de segunda-feira começa o trabalho no canteiro de obras”, detalhou o secretário.

Será totalmente transparente a divulgação destes relatórios, mesmo que sejam ruins, serão relatórios reais do andamento"

 

Fonte: G1

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.