22/08/2023
Cotidiano Esportes Guarapuava

Armando Crissi conquista três medalhas no Mundial em Fortaleza

Além de Armando, outros três atletas trouxeram títulos para Guarapuava. No total foram 11 medalhas no Mundial de Jiu-Jitsu

medalhas

(Foto: Arquivo Pessoal)

O atleta Armando Crissi participou em Fortaleza no Ceará, do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da CBLP (Confederação Brasileira de Lutas Profissionais). A competição nesse domingo (1) reuniu mais de dois mil atletas, na capital cearense.

E Crissi voltou para Guarapuava com mais três títulos. Foi Campeão Mundial de Jiu-Jitsu Faixa Marrom Peso Pesado No Gi (sem kimono) e Campeão Mundial de Jiu-Jitsu Absoluto, categoria onde lutam todos os campeões de todos os pesos.

Além disso, ele trouxe o Vice-Campeonato Mundial Peso Pesado de Kimono. “Estou muito satisfeito com os resultados e por estar sempre entre os melhores, representando minha cidade, minha equipe e o nosso país”.

Armando Crissi conquistou três títulos no Mundial (Foto: Arquivo Pessoal)

FILHA

Entretanto o atleta não viajou para o nordeste sozinho para a competição. Ele e outros três atletas da equipe Checkmat participaram das competições. Entre eles, a filha Maria Heloísa dos Santos Crissi, de nove anos.

Maria Heloísa lutou o Mundial e também trouxe títulos. Foi Campeã Mundial na Faixa Cinza No Gi (sem kimono) e terceira colocada na categoria Gi (com kimono). “Eu estava lutando quando ela conquistou a medalha de primeiro lugar. Fiquei muito feliz com a minha filha”.

Filha de Armando, Maria Heloísa de nove anos também conquistou medalhas (Foto: Arquivo Pessoal)

MESTRE CUBAS

Além da família Crissi, outros dois atletas participaram do Mundial e trouxeram medalhas para Guarapuava. O treinador do grupo, o mestre Cristiano Cubas foi Vice-Campeão Mundial No Gi Faixa Preta (sem kimono) e ainda ficou em terceiro colocado Gi (com kimono) na Faixa Preta.

“Além de nos instruir lá, lutou muito e trouxe um grande resultado para Guarapuava”, afirmou Crissi.

Mestre Cristiano Cubas deu instruções para os atletas e também lutou, conquistando medalhas (Foto: Arquivo Pessoal)

CLEVERSON

Outro competidor vitorioso no Mundial foi Cleverson Gonçalves – mais conhecido como ‘Parmerinha’. Gonçalves trouxe quatro medalhas para o esporte de Guarapuava.

Assim, o atleta foi Campeão Mundial na categoria Super Pesado Gi. Ficou em terceiro lugar no Absoluto Gi. Conquistou o Vice-Campeonato Mundial categoria Pesadíssimo No Gi. E ainda, levou o terceiro lugar Absoluto No Gi.

Cleverson, Armando e Cristiano Cubas juntos conquistaram nove medalhas (Foto: Arquivo Pessoal)

Assim, Crissi informou que no próximo fim de semana, haverá novo desafio. Por isso, no domingo (8), ele participa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu.

OUTROS TÍTULOS

Em julho deste ano, o lutador guarapuavano conquistou o mais alto lugar no pódio no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo. A competição foi no ginásio Mauro Pinheiro – Ibirapuera na capital paulista, e contou com os melhores atletas de todo Brasil e do mundo. Assim, Crissi se consagrou Campeão Mundial de Jiu-Jitsu na faixa marrom peso pesado.

Crissi foi Campeão Mundial de Jiu-Jitsu na Faixa Marrom peso pesado em julho em SP (Foto: Arquivo/RSN)

Em fevereiro, Crissi venceu outras competições importantes. Foram três medalhas em competição internacional. O National Pro e o Internacional de Jiu-Jitsu em Curitiba, competição organizada pela Brazilian Jiu-Jitsu Federation.

Ele venceu em primeiro lugar na categoria Faixa Marrom Super Pesado em duas lutas: uma com e outra sem kimono. E também ficou com o terceiro lugar na categoria Absoluto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.