A participação das guarapuavanas no cenário político ainda é acanhada em relação ao potencial existente no município. A afirmação é do deputado estadual Artagão Junior (PMDB) à Rede Sul de Notícias nesta sexta (28) durante cumprimento de agenda na cidade e região.
De acordo com o parlamentar, que presidente o Diretório Municipal do PMDB, a mulher possui a mesma competência em relação ao homem, mas ainda ocupa menos espaço do que em outros setores onde o universo feminino está sendo destaque.
Para motivar a militância feminina em Guarapuava o Diretório Municipal realiza uma série de encontros e cursos de formação política. Segundo deputado, a primeira reunião aconteceu na noite de ontem, no escritório regional do deputado em Guarapuava. Trinta pessoas participaram. “São mulheres que tem o interesse de uma filiação partidária no PMDB e que estamos qualificando para que tenham uma participação ativa”. Os cursos de gênero serão realizados pela Fundação Ulysses Guimarães, parceira do PMDB.
O curso “Políticas Públicas de Gênero” revê parte da história das mulheres no Brasil e avalia conceitos como igualdade de gênero. Aborda também temáticas como a violência contra as mulheres, saúde, direitos e mercado de trabalho.
“A mulher guarapuavana precisa ser despertada para essa militância e se preparar para ter competividade política. A presença feminina na Assembleia Legislativa do Paraná, na Câmara Municipal de Vereadores precisa ser aumentada. A mulher é mais sensível e isso a impele mais às políticas públicas”. De acordo com o deputado, n presença feminina na Alep é de menos de 10% dos 54 parlamentares. “Na Câmara de Guarapuava temos apenas duas vereadoras, o que é ainda menor”.
Para ampliar essa participação dentro do PMDB municipal a Executiva vai reativar o PMDB Mulher, que teve como primeira presidente a professora Cirlene Moliani (já falecida), na década de 80.