Em clima de articulação política e escuta ativa, o deputado estadual Artagão Júnior e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi, reuniram prefeitos da Região Centro-Sul na noite dessa quinta (24), em Guarapuava. O encontro, que contou com a presença de lideranças municipais, teve como foco central o planejamento de ações estratégicas rumo às eleições de 2026.
Artagão, que busca a reeleição, vem consolidando uma base robusta e ampliada, passando de 20 para 42 prefeitos aliados. Alexandre Curi, por sua vez, é pré-candidato ao Governo do Estado e tem investido em agendas regionais para ouvir de perto os desafios e prioridades dos municípios. A reunião em Guarapuava foi mais do que simbólica. Trata-se de um passo firme rumo à construção de um novo cenário político no interior do Paraná.
ALINHAMENTO
Diferente de encontros apenas protocolares, os dois parlamentares fizeram questão de conversar individualmente com cada um dos 20 prefeitos presentes. Ouviram demandas específicas, discutiram projetos e alinharam estratégias personalizadas para cada município. Essa postura próxima e pragmática reforça o compromisso de ambos com o municipalismo e o desenvolvimento regional.
Um dos destaques do encontro foi o prefeito Denilson Baitala, anfitrião do evento. Artagão e Curi demonstraram apoio à liderança de Baitala e deixaram claro que a estratégia é fortalecer Guarapuava como sede política e administrativa da Região Centro-Sul. Para isso, Denilson deve ser firmar como ‘peça-chave’ na articulação com prefeitos vizinhos.
POLO ESTRATÉGICO
A proposta de promover de três rodadas de reuniões com prefeitos em Guarapuava mostra que o município está se tornando um polo estratégico de decisões políticas e encaminhamentos de projetos. Artagão tem feito questão de trazer os prefeitos até Guarapuava, não apenas para buscar soluções pontuais, mas para desenhar um projeto coletivo de desenvolvimento regional.
“Estamos ouvindo, dialogando e construindo uma base sólida, com respeito às lideranças locais e foco em resultados concretos.
Guarapuava tem tudo para ser o centro de uma nova dinâmica regional, e o prefeito Denilson Baitala tem mostrado capacidade e liderança para estar à frente desse processo.
Curi também ressaltou a importância de fortalecer lideranças locais com potencial de protagonismo.
Esse trabalho que estamos fazendo juntos é para preparar o Paraná do futuro. E ele começa aqui, com gente comprometida, que conhece sua comunidade e sabe onde quer chegar.
O que se pode perceber, portanto, é que com a união de forças, a escuta ativa e o fortalecimento da base, as articulações para 2026 estão a todo vapor. E passam, inevitavelmente, pelo interior do Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.