22/08/2023



Geral

Artagão Jr pede ação imediata em terra ocupada por Índios

imagem-104665

Da Redação com Assessoria

Laranjeiras do Sul – O deputado Artagão Júnior  acompanhou agricultores da localidade de Passo Liso, no interior de município, em reunião com representantes do Estado. A região vive conflito com índios que ocuparam propriedades, expulsando os moradores de casa. A situação se agravou no último dia 5, quando cerca de 15 famílias foram obrigadas a sair apenas com a roupa do corpo.

O parlamentar disse que o Estado deve uma resposta imediata com o reforço do efetivo policial para que, no mínimo, novas ocupações não ocorram. "Embora o trabalho de reintegração precise ser feito pela Polícia Federal, o Governo do Estado precisa assumir o compromisso de dar toda a retaguarda”.

Na reunião, além dos agricultores vítimas da invasão,  estavam o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, o secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, o degelado da Polícia Federal, Flávio Setti, entre outras autoridades.

O conflito

O conflito entre agricultores e índios começou quando os indígenas fizeram uma família de produtores rurais refém, no dia 5. A PM foi até o local, mas também foi expulsa. Três viaturas foram quebradas. Durante a confusão, um policial também foi agredido.

A disputa na região é histórica. A área tem cerca de 7 mil hectares e cerca e 148 famílias. O imbróglio jurídico sobre a demarcação de terra vem desde 2007. Segundo a polícia, os índios são das etnias Guarani e Kaingang, e ameaçam quem tenta entrar no local. Alguns indígenas vieram até de outras regiões para ajudar.

“O abalo não tomou conta apenas das famílias vítimas da invasão, mas de toda a sociedade”, frisou Artagão Júnior. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo