Da Redação, com Assessoria
Aracaju – O secretário da Justiça e Trabalho, deputado Artagão Junior, participa da 20ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que começou na noite dessa quarta feira (1º), em Aracaju (SE).
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, abriu o encontro com a palestra “Governança Pública – O desafio do Brasil”.
Na manhã de quinta (02), o ministro emérito do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, discorreu sobre o tema “Desenvolvimento e Segurança Jurídica”. Na sequência, foi debatido “O Empreendedorismo em tempos de manifestação e crise”, com o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Fernando Schuler.
De acordo com Artagão Junior, atual secretário-geral da Unale, o debate promovido na conferência, reunindo parlamentares e juristas do Brasil e do exterior, é oportuno. “Estamos formulando uma visão atual sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística. Com este intercâmbio, com esta troca de ideias, voltamos ao Paraná com mais inspiração e novas perspectivas de atuação na administração pública”.
Ainda nesta quinta, o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, e o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, participam de mesa redonda sobre perspectivas políticas e econômicas, mediada pela jornalista Salete Lemos. Para encerrar o dia, o economista Carlos Hilsdorf apresenta palestra motivacional sobre “Atitudes essenciais para vencer na vida e na carreira”.
DESBUROCRATIZAÇÃO
Na sexta (03), o ciclo de palestras tem início com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e o empresário sergipano Luciano Barreto, que debatem o tema “Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e o Pacto Federativo”. No encerramento do encontro, Marcos Rossi, portador da síndrome de Hanhart, apresenta a palestra motivacional: “O desafio é superar seus limites”, onde traça um paralelo entre suas vivências e os desafios da vida.
CONFERÊNCIA
Com o tema “Rediscutindo o Brasil”, o evento realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2016, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes-UNIT, em Aracaju (SE), chega a sua 20ª edição.
Ao todo, foram inscritos mais de 1,5 mil participantes entre deputados, assessores legislativos, estudantes, governadores, senadores, ministros, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades. O evento deste ano também conta com a participação de representantes de parlamentos estaduais de países da Ásia e das Américas.
Ao final da conferência, como sempre, é produzida uma carta contendo indicadores para o Brasil superar a crise institucional, econômica e política em que se encontra.