Da redação (com assessoria) – Para o deputado estadual Artagão Júnior (foto) a região central do Paraná sofreu um atraso no seu desenvolvimento em relação às outras regiões do Estado.
Já com apoio do plenário, tramitam na Comissão de Justiça de Justiça da Assembleia Legisativa do Paraná (CCJ) três projetos de leis de autoria do deputado Artagão Júnior. Um deles propõe a criação da Região Administrativa do Centro do Paraná, com sede em Pitanga. Nos outros dois, o deputado pede a criação e implantação de campus universitário da Unicentro em Pitanga e em Laranjeiras do Sul.
No caso da criação da região administrativa de Pitanga o deputado entende que proporcionará a reversão de perdas e beneficiará o desenvolvimento dessa região .
Os municípios que comporão a região administrativa do Centro-Oeste são: Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste, Palmital, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Manoel Ribas, Cândido de Abreu e Pitanga.
Artagão Junior ressalta que atualmente a população desses município precisa se deslocar diariamente a Guarapuava, Ivaiporã e Campo Mourão, onde estão localizadas as atuais sedes das regiões administrativas.
O deputado defende também o fortalecimento dos campus da Unicentro na região com capacidade para a oferta mínima de quatro cursos, sendo dois de Licenciatura e outros dois de Bacharelado.
Ele lembra que desde a década de 80 os alunos da região de Pitanga e de Laranjeiras do Sul precisam se deslocar diariamente a Guarapuava para estudar.
O deputado apresentou a proposição ao governador Orlando Pessuti. “Ele sinalizou boa vontade. Vamos aguardar”, afirmou Artagão Junior.
O deputado Artagão Júnior entende que a região central do Paraná sofreu um atraso em seu desenvolvimento em relação às outras regiões. O parlamentar justifica que a criação da região administrativa, com sede em Pitanga, permitirá ao Estado a criação e instalação de núcleos regionais que possam atender a população mais perto do local onde vivem, aliando desenvolvimento socioeconômico. Atualmente, a população dos municípios que formarão a Região Administrativa do Centro do Paraná precisa se deslocar diariamente às cidades de Guarapuava, Ivaiporã e Campo Mourão, onde estão localizadas as sedes das regiões administrativas.
O deputado apresentou a proposição ao governador Pessuti. “Ele sinalizou boa vontade. Vamos aguardar”, ponderou Artagão.
Os municípios que serão abrangidos com a criação da Região Administrativa do Centro do Estado do Paraná são: Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste, Palmital, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Manoel Ribas, Cândido de Abreu e Pitanga.
Campus universitários
Desde a época que a Unicentro foi transformada em universidade, na década de 80, alunos da região de Pitanga e Laranjeiras do sul precisam se deslocar diariamente a Guarapuava para estudar. A proposta do deputado Artagão Júnior se pauta na implantação dos campus com condições suficientes para a oferta de quatro cursos, sendo dois de Licenciatura e dois de Bacharelado.