O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito nesta segunda (1), em primeiro turno, com 302 votos e comandará a Casa no biênio 2021-2022. Em segundo lugar ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos. Conforme a Agência Brasil, ao todo, 503 deputados votaram.
Ao discursar antes da votação, Lira afirmou que haverá reunião de líderes partidários às quintas para construir a pauta de votação. Além disso, haverá definição dos relatores das propostas, respeitada a proporcionalidade partidária.
“Quando um deputado ou deputada atinge a presidência [da Casa], é imposta automaticamente a perda da mais fundamental prerrogativa parlamentar, a de votar. Isso quer dizer que o presidente não pode ter posições pessoais”.
SENADO
E o Senado elegeu no final da tarde dessa segunda (1) Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como o 68º presidente. O senador foi eleito presidente da Casa com 57 votos, derrotando Simone Tebet (MDB-MS), que obteve 21 votos. Ele será o presidente do Senado, e do Congresso Nacional, pelos próximos dois anos.
Pacheco foi escolhido por Davi Alcolumbre (DEM-AP) para sucedê-lo na presidência. O apoio de Alcolumbre foi fundamental para a eleição, dada a simpatia de líderes de diversos partidos pelo então líder da Casa. De acordo com a Agência Brasil, a proximidade de Alcolumbre com o presidente Jair Bolsonaro, com lideranças governistas, como PP, PSD e Republicanos, e de oposição, como PT e PDT, assegurou um apoio abrangente a Pacheco.
Entretanto, não votaram os senadores Jaques Wagner (PT-BA), que está de atestado médico, Chico Rodrigues (DEM-RR), que está licenciado do cargo, e Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), afastado por motivos de saúde.
Por fim, a primeira tarefa de Pacheco como presidente da Casa será conduzir a eleição do restante da Mesa Diretora nesta terça (2). A mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e suplentes.
Leia outras notícias no Portal RSN.