22/08/2023



Geral Guarapuava

Articulação de Cristina Silvestri garante readequação da estrada entre Campina do Simão e Santa Maria do Oeste

imagem-146503

Da Redação, com assessoria

Região – A deputada estadual Cristina Silvestri esteve, nesta quinta feira (23), em reunião com 16 representantes de Campina do Simão e de Santa Maria do Oeste para anunciar a readequação da estrada entre os dois municípios. A readequação foi conquistada através de articulações políticas da parlamentar junto ao diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Nelson Leal. A readequação preparará a estrada para receber, futuramente, a pavimentação asfáltica.

“O DER vai preparar a estrada para receber o asfalto. Será feita uma readequação para deixar a estrada transitável, facilitando o escoamento das safras, transporte escolar e também de o transporte de pacientes que precisam ser atendidos em outras cidades”.

Em agosto deste ano, a parlamentar esteve, junto com representantes dos dois municípios, reunida com Leal para reiterar seu pedido de melhorias e pavimentação da estrada. Na semana passada, ela se encontrou novamente com o diretor-geral para discutir o andamento do processo.

ESTADUALIZAÇÃO

No encontro com as lideranças nesta quinta feira (23), a parlamentar conversou também sobre a possível estadualização da estrada, que pode ser assumida pelo governo em 2018. A possibilidade surgiu com um trabalho de Cristina que começou há mais de um ano, quando a parlamentar deu entrada em um pedido de estadualização da estrada, primeiro via projeto de lei e também através de uma indicação parlamentar ao governador Beto Richa.

“Uma equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Logística confirmou pra mim que a estrada entre os dois municípios é uma das prioridades do Governo para a estadualização. Eles têm consciência da importância dessa rota para o interior e para o desenvolvimento da região. Vários municípios serão beneficiados, pois a estrada será um caminho mais curto entre muitas cidades”.

TRECHO

O trecho a ser asfaltado é de 25 quilômetros. Além da ligação, a estrada é uma importante rota para agricultura e pecuária. A região é também um importante pólo de indústria papeleira com a Piquiri Papéis. Para Cristina, a demanda dos municípios tem caráter de urgência. 
“O trânsito de caminhões é intenso, movimentando a economia dos municípios envolvidos. E não só deles. Essa estrada atenderá outros municípios próximos, servindo como caminho alternativo mais curto para muitos destinos”.

Participaram da reunião desta quinta feira o prefeito de Campina do Simão, André de Paula, acompanhado dos vereadores Cirilo, Valdecir, Luiz Frigo e Adriana Tomem Freitas. De Santa Maria do Oeste, participaram o prefeito Reinoldo e o vice-prefeito Luiz Lima, junto dos vereadores Jacir Zierhut, Alex Damião, Élio Machado, Nego gordo, Arlete Latczuk, Márcio Stoski e João Luiz Rosa. O advogado e presidente do PSS de Pitanga, Lizeu Kloster, e o empresário e proprietário da Piquiri Papéis, Guilherme Gaia, também participaram da reunião.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo