A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou uma resolução que prevê medidas para a retomada das aulas presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas no Paraná. Além disso, o retorno deverá ocorrer de forma escalonada, por faixa etária.
Desse modo, o início será pelas turmas com crianças até 10 anos. Após uma semana, as demais turmas do ensino fundamental. Posteriormente, depois de duas semanas do início das atividades presenciais, os alunos do ensino médio.
O início do ano letivo está previsto para o dia 18 de fevereiro, em sistema híbrido, com revezamento dos alunos na modalidade presencial e on-line. Além de escalonamento semanal, ou com outra periodicidade, a depender da estrutura, capacidade local e número de alunos matriculados.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
De acordo com a resolução, está proibida fazer atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico, incluindo esportes coletivos e modalidades de luta. O texto ressalta também que com suspeitas ou confirmações de covid-19 na comunidade escolar ou acadêmica, o Estado pode cancelar as aulas, parcialmente ou totalmente.
De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, as escolas e universidades devem cumprir rigidamente as medidas de prevenção.
Estabelecemos que as medidas preventivas de biossegurança sejam cumpridas rigorosamente pelas instituições de ensino para a proteção dos estudantes, profissionais, funcionários e das famílias.
A resolução vale para o retorno das atividades curriculares e extracurriculares. Conforme a Sesa, escolas devem intensificar a higienização e a desinfecção de áreas internas e externas. Contudo, a ocupação máxima de cada sala depende do espaço. Dessa maneira, respeitando distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes.
Por fim, os colégios deverão seguir cuidados de higiene, com disponibilidade de álcool gel e obrigatoriedade do uso de máscaras.
Leia outras notícias no Portal RSN.